sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Nobel 2012: artigos científicos em acesso aberto

As editoras Elsevier e CellPress disponibilizaram em acesso aberto a produção científica dos laureados do Nobel 2012 nas áreas da Medicina, Física, Química e Economia.
Aceda aos artigos científicos disponibilizados em acesso aberto em:

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Acadêmicos são premiados no Congresso Mundial de Aquicultura

Professores e alunos do Instituto de Oceanografia da Universidade Federal do Rio Grande - FURG participaram do Congresso Mundial de Aquicultura “WAS 2011”, realizado em Natal-RN, entre os dias 6 e 10 de junho. Eles apresentaram mais de 50 trabalhos, tanto no formato de painéis como apresentações orais e palestras. Os alunos Gabriele Lara e Kassio da Silva, do Programa de Pós-Graduação em Aquicultura, receberam o prêmio concedido pela “Engineering Aquaculture Society” como melhores trabalhos apresentados na sessão de cultivo de camarões em sistemas de bioflocos. Parte do grupo de professores e alunos da FURG presentes no evento

O grupo da FURG foi formado por aproximadamente 35 alunos de mestrado e doutorado em Aquicultura e também da Graduação em Oceanologia, além dos professores Wilson Wasielesky Jr., Luís Poersch, Luis André Sampaio, Marcelo Tesser, Paulo César Abreu, Mário Roberto Chim, Ricardo Robaldo, Luciano Garcia e Luis Fernando Marins e César Costa.  
O congresso reuniu 3500 participantes. O evento é promovido pela World Aquaculture Society (WAS) e ocorre a cada dois anos em diferentes países, com o objetivo de debater e expor pesquisas realizadas sobre a produção de organismos aquáticos (aquicultura) em todo o mundo. O tema deste ano foi “Aquaculture for a changing world” e os conferencistas e expositores puderam debater sobre o crescimento desta atividade econômica e seu desenvolvimento de forma sustentável e em harmonia com a natureza, cumprindo um importante papel social. A aquicultura é o setor de produção que mais tem crescido no mundo nas últimas décadas.
Fonte : Site do Instituto Oceanográfico

PROFESSORES DA FURG TEM PATENTE NOS ESTADOS UNIDOS

Os professores Paulo Cesar Abreu (IO-FURG), Marcelo Montes D'Oca (EQA-FURG e Edinei Primel (EQA-FURG) tiveram aprovada uma patente no "United States Patent and Trademark Office" relativo ao uso de microalgas para depuração de poluentes em água de produção de petróleo. A pesquisa que gerou este processo foi desenvolvida na FURG em parceria com a UFSC para o Centro de Pesquisas (CENPES) da PETROBRAS. Este mesmo processo já foi patenteado no Brasil em 2008 e na Comunidade Européia em 2009).
patente

Quanto de vida existe no fundo marinho?

O Censo da Vida Marinha (CoML, em inglês) foi um esforço multi-nacional que durou uma década e tinha como objetivo avaliar e explicar a vida nos oceanos. Pesquisadores de mais de 80 países coletaram e compartilharam grande volume de dados e análises. A partir destes levantamentos, um time de 24 pesquisadores desenvolveu um modelo estatístico que preve a biomassa de organismos bentônicos com dados coletados em 175 estudos diferentes. O link abaixo apresenta mais informações sobre esta iniciativa, e o resultado deste modelo que mostra um mapa global da biomassa bentônica prevista para o fundo marinho.
Fonte: National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) 



segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

VENUS and NEPTUNE Canada: Multidisciplinary Cabled Observatory Research Platforms



Na próxima segunda-feira (10/12), o IO-FURG receberá a visita de Scott
McLean, diretor da Ocean Networks Canada Centre for Enterprise and
Engagement (ONCCEE). A ONCCEE mantém a rede VENUS de observação
costeira e a rede NEPTUNE de observações oceânicas. As duas redes são
interligadas por um sistema de cabos de fibra ótica e disponibilizam
dados em tempo real. Informações adicionais podem ser obtidas em:

Durante sua estada haverá a oportunidade de conhecer mais sobre a
ONCCEE, a rede VENUS e NEPTUNE na palestra:

VENUS and NEPTUNE Canada: Multidisciplinary Cabled Observatory
Research Platforms
Scott McLean, Director
Ocean Networks Canada Centre for Enterprise and Engagement (ONCCEE)
Local: Pav. 4, sala 4217
Data: 10/12/2012
Hora: 9:00

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Cursos de extensão oferecidos pelo LTI



O Laboratório de Tecnologia da Informação Documentária (LTI), a partir do Programa de Extensão “Laboratório de Tecnologia da Informação Documentária como Instrumento para Letramento Informacional e Inclusão Digital”, oferece dois cursos de extensão no mês de dezembro.

Curso 1: “Introdução ao Desenvolvimento de Competências Informacionais: Recuperação e Avaliação da Informação e Identificação de Fontes”

Objetiva proporcionar aos estudantes da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) o desenvolvimento de competências informacionais através de aulas expositivas e exercícios práticos sobre recuperação, avaliação da informação e identificação de fontes, de forma a permitir um melhor desenvolvimento de suas atividades acadêmicas.

Carga horária: 12 horas/aula (9 horas de atividades presenciais e 3 horas de atividades avaliativas).
Público-alvo: discentes da Universidade Federal do Rio Grande.
Vagas: 15 por turma
Turma A (TARDE): 11, 12 e 13 de dezembro – 13h-16h
Turma B (NOITE): 17, 18 e 19 de dezembro – 19h-22h
Local: LTI, Pavilhão 4 (Campus Carreiros), sala 4107
Instrutores: Thaísa Gonçalves e Natalia Godinho (Graduandas do 6º período de Biblioteconomia – ICHI – FURG)
Coordenador: Rodrigo Aquino de Carvalho (Professor do curso de Biblioteconomia – ICHI – FURG)
Inscrições pelo e-mail desenv.competencias.info@gmail.com.
 
Conteúdo programático
Aula 1: Noções de competência informacional; Características de uma pesquisa (seleção, delimitação e especificação do tema, tipo de estudo e público); Planejamento do processo de busca.
Aula 2: Fontes formais e informais; Fontes primárias (artigos científicos, dissertações, patentes, monografias, entre outras), secundárias (dicionários, enciclopédias, entre outras) e terciárias (almanaques, índices, catálogos); Critérios de avaliação da informação.
Aula 3: Estratégia e expressão de busca; Tipos de sistemas de busca; Pesquisa simples e avançada; Operadores booleanos, de proximidade e truncamento.


Curso 2: “Uso do Gestor de Referências Bibligráficas Zotero como ferramenta para auxílio em pesquisa

Objetiva capacitar discentes e técnicos da comunidade acadêmica da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) no uso do gestor de referências bibliográficas Zotero. Para isso serão realizadas aulas expositivo-dialogadas e exercícios práticos abordando a coleta, organização, armazenamento e recuperação de referências bibliográficas através da web, de forma a facilitar suas atividades de pesquisa.
Carga horária: 6 horas.
Público-alvo: comunidade acadêmica da Universidade Federal do Rio Grande.
Vagas:15 por turma
Turma A (NOITE): 10 e 11 de dezembro – 19h-22h – inscrições até 7 de dez.
Turma B (TARDE): 20 e 21 de dezembro – 13:30h-16:30h – inscrições até 18 de dez.
Local:LTI, Pavilhão 4 (Campus Carreiros), sala 4107
Inscrições através do e-mail: nataliag.biblio@gmail.com.
Instrutores: Natalia Godinho (Graduanda do 6º período de Biblioteconomia – ICHI – FURG) e Carlos Quadros (Técnico responsável pelo LTI).
Coordenador: Rodrigo Aquino de Carvalho (Professor do curso de Biblioteconomia –ICHI – FURG)
Conteúdo programático

- Normalização (citações, referências de livros e artigos de periódicos, ABNT, APA, Vancouver);
- Noções sobre o Zotero e atividades práticas;
- Folksonomia (conceito, tags);
- Elementos de pesquisa acadêmica (tema, problema de pesquisa, levantamento preliminar).

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Barragem submersa garante água na seca

Engenheiro do sertão de Pernambuco cria método que promove a irrigação e a regeneração do solo e transforma sua fazenda em um laboratório vivo.

Na pior seca das últimas décadas, em pleno sertão do Pajeú, em Pernambuco, a Fazenda Caroá, no município de Afogados da Ingazeira, a 390 quilômetros do Recife, não disputa carro-pipa. Na sua área, de 450 hectares, há água.
Leia a notícia na íntegra em 
http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=85050

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

As algas na mira de estudos do impacto das mudanças climáticas globais nos oceanos

Cerca de 100 pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação dos cinco continentes se reuniram em Málaga, Espanha, no 9th Workshop Internacional do Group of Aquatic Primary Productivity (GAP) para estudar o impacto das mudanças climáticas na produção primária marinha. Evidências científicas mostram que os mares do planeta estão se tornando mais quentes e ácidos, com uma previsão de aumento da temperatura dos oceanos em até 4 graus Celsius e uma redução do pH em até 0,6 unidades.
   O 9th GAP Workshop foi organizado pela Universidad de Málaga e o Instituto Español de Oceanografía, com a participação de membros da Sociedade Internacional de Limnologia. A delegação brasileira de cientistas foi representada pelos pesquisadores Dra. Cristina Nassar (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Dra. Fungyi Chow (Universidade de São Paulo), Dr. José Bonomi Barufi (Universidade Federal de Santa Catarina), Dra. Margareth Copertino (Universidade Federal do Rio Grande), Dr. Moacir A. Torres (Universidade do Estado de Santa Catarina), e o doutorando Rodrigo Mariath (Universidade Federal do Rio de Janeiro).