O acervo do Museu Oceanográfico Univali reúne coleções excepcionais em diversos grupos de grande importância científica, destacando a maior coleção de conchas da América Latina, com 88.813 amostras que incluem as duas conchas mais procuradas por colecionadores no mundo; a maior coleção de mamíferos marinhos do Brasil, com 708 lotes que incluem baleias, golfinhos, focas, lobos e leões marinhos de diversas espécies; a maior coleção da América Latina de tartarugas marinhas, com 644 lotes; a maior coleção de elasmobrânquios (tubarões e raias) da América Latina e a quarta maior do mundo, com 5017 espécimes que incluem exemplares raríssimos e únicos em nosso continente.
Atualmente, este acervo é referência para diversas atividades de cunho didático e de pesquisa, incluindo trabalhos de graduação, mestrado e doutorado, além de artigos científicos publicados em periódicos especializados nacionais e estrangeiros. Um dos objetivos do museu é desenvolver coleções de referência que representem o maior número possível de táxons e que possibilitem pesquisas taxonômicas modernas sobre a fauna marinha. A maior parte do acervo do MOVI é composta por animais marinhos da fauna Brasileira, especialmente aqueles do sul do Brasil.
O Museu Oceonográfico Univali, ganhou novas instalações no Campus Univali de Piçarras em um prédio amplo e moderno que permite excelentes condições de curadoria. Além disso está montando uma exposição oceanográfica que terá 1000m2, uma das maiores do Brasil, o que somado a todas as demais áreas do museu atinge aproximadamente 4000m2 de área construída, um dos maiores museus de história natural da América Latina e o terceiro maior museu oceanográfico do mundo.
A temática da exposição abrangerá a formação dos oceanos, a evolução dos seres vivos, a história da oceanografia, os recursos vivos e minerais dos oceanos, a preservação do meio ambiente marinho e uma ampla exposição sobre os seres vivos marinhos. Serão expostas espécies raríssimas que incluem raríssimos tubarões e raias de profundidade, peixes exóticos abissais, lulas gigantes, nossas espécies de tartarugas marinhas, grandes animais conservados inteiros em tanques de vidro como golfinhos, peixe-lua, raias manta, entre muitos outros. Todo este acervo será exposto em praticáveis e módulos auto-explicativos com percurso obrigatório que propiciará ao visitante a oportunidade de não perder nenhuma das atrações.
Coleções
As coleções do Museu Oceanográfico Univali são compostas essencialmente por espécies marinhas, incluindo as de ambientes costeiros, pelágicos, de oceano profundo e ilhas oceânicas. A maior parte do material colecionado é representativo da fauna brasileira, especialmente da Região Sul. Alguns lotes coletados fora do Brasil foram permutados ou doados por outras instituições.
As coleções estão abertas a especialistas que queiram examinar espécimes diretamente no museu ou em suas respectivas instituições, através de empréstimos (exceto holótipos). Estamos também abertos a propostas de permutas ou doações de material.
Até o momento, o acervo do MOVI está dividido em 6 principais coleções, sendo que a coleção de Invertebrados está subdividida de acordo com seus respectivos filos.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgnbRHHCh3trlcISlOfPwhVYMaJ-qPZZ-vcpyEwUZwf1V3zu4z1XEc-JnxJGLsbZ5Ol94DQHQzYoA7x4al9Ptp32TR2TB9dP1acH6vXOKmgMJM3wLsaHrr3sMxhZlxHpGxMLbWxjmuSCG4P/s1600/MOU_invertebrados.jpg)
A Coleção de Peixes é composta por aproximadamente 4.000 lotes, com média de 6 espécimes por lote, incluindo 9 holótipos e 64 parátipos.
A coleção contém espécimes que variam em tamanho, de pequenos peixes ósseos (de alguns milímetros) a grandes tubarões (de aproximadamente 4 metros). Espécimes pequenos são armazenados em frascos de vidro (até 5 litros) ou em recipientes plásticos (até 200 litros). Os espécimes maiores são armazenados em grandes tanques de fibra de vidro com até 3,5 metros de comprimento (3.000 litros aproximadamente).
Solicitações de empréstimos e permutas devem ser encaminhadas Jules M. R. Soto.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgp1mGfBo0K_rMdeEhL0gaRqpZMTIKa34Cytb9X0aQEMgGbTVTHLVTpNg7JuUgfA-Ai2x5LUPwkf49VK4hJGR_djydzQ9wwGwgGf5caaPsLB1bAUB2_IGTbRhfaDVKQCAPyfgzlxcDL_S8C/s1600/MOU_repteis.jpg)
A Coleção de Répteis Marinhos do MOVI é composta por aproximadamente 640 lotes, com média de 3 espécimes por lote. Quase todos os lotes são de tartarugas marinhas, sendo que na maioria dos casos apenas os esqueletos encontram-se preservados, embora uma parte considerável da coleção esteja preservada em álcool.
A coleção contém espécimes que variam em tamanho, de pequenos embriões (de alguns centímetros) a indivíduos adultos (de aproximadamente 2 metros). Espécimes pequenos são armazenados em frascos de vidro (até 5 litros), e os espécimes adultos em tanques plásticos de 1.000 litros.
Solicitações de empréstimos e permutas devem ser encaminhadas para Jules M. R. Soto.
Solicitações de empréstimos e permutas devem ser encaminhadas para Jules M. R. Soto.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEirHbBSqwi0F3m2ZaeJh_PQ2O5R6GdBZpnVy_bRRAypiZaHBcgPw2ddZ4SaJcONZAcIOzGA6CcBoAqm60W9cAcEMUcFS3GPXizF5tizOJuulq5l9JTozWbxE__XVxtMPLjdAWR24KjYtxbh/s1600/MOU_mamiferos.jpg)
A coleção contém espécimes que variam em tamanho, de pequenos embriões (de alguns centímetros) a cetáceos adultos (de aproximadamente 3 metros). Espécimes pequenos são armazenados em frascos de vidro (até 5 litros) ou em recipientes plásticos (até 200 litros). Os espécimes maiores são armazenados em grandes tanques de fibra de vidro com até 3,5 metros de comprimento (3.000 litros aproximadamente).
Solicitações de empréstimos e permutas devem ser encaminhadas para Jules M. R. Soto.
Fonte: Museu Oceanógrafo Univali
Nenhum comentário:
Postar um comentário