Passaram-se 15 anos desde então, e é lógico perguntar quanto progresso ocorreu ao longo do caminho. A questão que temos é se ainda estamos indo ou já começamos a chegar a algum ponto importante.
Em recente publicação dirigida por Éric Archambault da empresa Science-Metrix, patrocinada pela Comissão Europeia1, informou-se que, em abril de 2013, 50% dos artigos científicos publicados entre 2004 e 2011 em todo o mundo estavam disponíveis em acesso aberto.Esse número foi contestado por outros pesquisadores no campo, como Fred Dylla, diretor do American Institute of Physics, em College Park, Maryland, e Stevan Harnad, um promotor do acesso aberto desde o início, na Universidade de Quebec em Montreal, segundo os artigos publicados nos periódicos Science 2 e Nature 3 . A equipe de pesquisadores liderada por Stevan Harnad estima que o número disponível para artigos em acesso aberto no ano de 2011 era equivalente a 32%. E as diferenças nos resultados poderiam ser explicadas por várias razões.
Leia a reportagem completa em
http://blog.scielo.org/blog/2013/08/28/os-artigos-em-acesso-aberto-chegaram-para-ficar-em-menos-de-10-anos-aproximam-de-50-do-nivel-mundial/#.Unt7OCeAegN
Fonte: Scielo

Nenhum comentário:
Postar um comentário