Quer saber quais são as bibliotecas ao
redor do mundo que contêm os acervos mais completos, raros e importantes
para a história global? Descubra:
1. MOSTEIRO DE SANTA CATARINAO Mosteiro de Santa Catarina foi construído no século VI e é a mais antiga biblioteca que continua existindo. O próprio edifício é um pedaço da história, uma vez que ele supostamente abriga o artigo divino manchado por Moisés. O local também armazena a segunda maior coleção de manuscritos antigos, como uma das traduções do Novo Testamento.
2. BIBLIOTECA DO VATICANO
A Igreja Católica Romana recolhe documentos desde o século IV, embora a biblioteca tenha sido construída apenas em 1471. A Biblioteca do Vaticano é dona da coleção mais importante de documentos históricos. São 1,6 milhões de livros, 8.600 textos impressos no século XV e 75.000 códices (manuscritos gravados em madeira). Como se não fosse o suficiente, são 52 quilômetros de prateleiras nos Arquivos Secretos para manter os registros das atividades da igreja desde 1198.
3. BIBLIOTECA DO CONGRESSO
A Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos tem 150 milhões de itens e acrescenta cerca de 10.000 obras a cada dia. Esse acervo inclui a biblioteca pessoal de Thomas Jefferson, três séculos de jornais, um rascunho da Declaração da Independência e a maior coleção de livros raros na América do Norte.
4. MONTE ATHOS
O Monte Athos, localizado no nordeste da Grécia, é a capital espiritual do cristianismo ortodoxo. Apenas monges são admitidos no local, cuja livraria tem o maior acervo de manuscritos gregos, códices e pergaminhos do mundo. O local ainda possui tesouros de valor inestimável, como ícones do Império Bizantino.
5. BIBLIOTECA BEINEICKE DE LIVROS RAROS E MANUSCRITOS
Essa biblioteca, localizada em Yale, é a prova de que você não deve julgar um livro pela capa. O edifício é um bloco feito de concreto, mas por dentro é dono de um acervo composto por livros raros. O cuidado é tanto que as obras são congeladas a -33F por três dias para matar ratos de biblioteca e, então, são protegidos por vidro para caso de incêndio.
Fonte : Blog da UCS via Universia Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário