sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

CAPES oferecerá treinamentos on-line do Portal de Periódicos

Em 2016, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) passará a ministrar os treinamentos do Portal de Periódicos via web. O principal objetivo é atender cada vez mais usuários da biblioteca virtual, uma vez que o meio digital permite o acesso rápido e fácil às informações, sem limitação do tempo dos instrutores ou da logística necessária para se colocar usuários e multiplicadores em um mesmo local e hora. A previsão é de que a agenda do ano seja iniciada no dia 15 de fevereiro.
A tecnologia utilizada será o Mconf – serviço de multiconferência desenvolvido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), com ampla capacidade de comunicação em áudio e vídeo em tempo real. As inscrições continuam da mesma forma: os interessados devem acessar a área de Treinamentos do Portal para garantirem a participação. Além da capacitação promovida pelo Portal de Periódicos, haverá também treinamentos dos editores com os quais a Capes assina contrato. Ambos os tipos de sessões seguirão os mesmos padrões para inscrições, acessos e realização do curso.
Requisitos básicos
Para receber o certificado, é imprescindível que o usuário realize a inscrição no Portal, uma vez que o documento que atesta a participação no treinamento ficará disponível no “Meu Espaço”. O curso terá turmas todos os dias, em turnos intercalados. Para evitar intercorrências no acesso à sala de aula virtual, recomenda-se abrir o link de acesso ao Mconf – que será enviado para o e-mail cadastrado – pelo navegador Mozilla Firefox. Também é necessário ter os softwares Java e Flash atualizados no computador.
Resultados
Em 2015, foram realizados 35 treinamentos presenciais, qualificando um público de mais de quatro mil pessoas da comunidade acadêmica – docentes, pesquisadores, bibliotecários, alunos de graduação e pós-graduação e profissionais de diversas áreas. Em comparação com 2014, o número de turmas dobrou. A expectativa é de que cresça ainda mais em 2016, devido à facilidade proporcionada pelo Mconf para a prática das aulas.
Por meio da capacitação é possível verificar qual é o conteúdo que está disponível para a comunidade acadêmica e científica brasileira, compreender de forma mais clara as ferramentas de pesquisa que estão disponíveis e com isso facilitar o processo de busca pela informação desejada no menor tempo possível. Ou seja, essa oportunidade permite aos usuários reconhecer a informação que precisam e melhorar a habilidade de localizar, avaliar e usar efetivamente a informação.
Contato
Em caso de dúvidas sobre os treinamentos online, o e-mail de contato para atendimento aos usuários é treinamento.periodicos@capes.gov.br.

Fonte: Alice Oliveira dos Santos via Portal de Periódicos da CAPES 
  

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Projeto Tamar comemora 25 milhões de filhotes de tartaruga liberados ao mar, em Florianópolis, SC


Em Florianópolis, uma cerimônia de soltura foi realizada na Barra da Lagoa neste sábado.
Foto: Daniel Rogério / Divulgação.

O Projeto Tamar celebra neste sábado a marca de 25 milhões de filhotes de tartaruga liberados ao mar graças à sua proteção. Para comemorar o número alcançado, realizou solturas simultâneas de tartarugas marinhas nos nove estados do Brasil onde está presente - em Florianópolis, a cerimônia ocorreu às 17h30 deste sábado, na praia da Barra da Lagoa, em frente à base do Tamar Florianópolis.
Uma tartaruga-cabeçuda, encontrada em Palhoça no dia 26 de dezembro enrolada em uma rede de pesca e bastante debilitada, foi devolvida ao mar depois de ter passado por tratamento no Tamar. O animal era considerado subadulto (quando está perto de ser adulto, mas ainda não atingiu idade reprodutiva), tinha 77 cm de comprimento de carapaça e cerca de 60 Kg. Cerca de 800 pessoas acompanharam a soltura do animal, que foi colocado na areia e levou por volta de 20 minutos para alcançar o mar.
O biólogo e executor técnico do Tamar em Florianópolis Daniel Rogério explica queSanta Catarina não possui áreas de desova ou reprodução de tartarugas - elas preferem as águas quentes do Rio de Janeiro até o Nordeste - mas é uma área de alimentação do animal. Por fatores naturais, apenas um ou dois em cada mil filhotes liberados ao mar sobrevivem, pois é no mar onde passam a maior parte da vida e estão sujeitos à maioria das ameaças. O Projeto Tamar reabilita tartarugas encontradas nas praias catarinenses em redes de pesca, encalhadas ou que tenham ingerido lixo, colidido com embarcações.

                                        Foto: Daniel Rogério/Divulgação

O Projeto Tamar é aberto a visitações diariamente. Até este domingo (21), funciona em horário especial de verão, das 10h às 19h. A partir de segunda, abre das 9h30 às 17h30. Aos sábados e domingos, os visitantes podem participar da hora do banho, sempre às 10h30, e da alimentação das tartarugas, às 15h30. Também há visitas guiadas nos fins de semana, às 11h30 e 17h. O ingresso custa R$ 12. Estudantes, crianças de até 12 anos e idosos pagam meia. Crianças de até 1,20 m não pagam.


Fonte: Olhar animal, publicação de 21 de fevereiro de 2016, acessível em
http://www.olharanimal.org/ciencia-e-ambiente/11284-projeto-tamar-comemora-25-milhoes-de-filhotes-de-tartaruga-liberados-ao-mar-em-florianopolis-sc


  

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Aluna do Programa de Pós-Graduação em Oceanografia Física, Química e Geológica tem artigo publicado em revista estrangeira

O artigo intitulado "Sex steroid imbalances in the muricid Stramonita haemastoma from TBT contaminated sites" foi publicado na "Environmental Science and Pollution Research", tendo como autores além da doutoranda Martina Rossato (PPGOFQG), professores do IO e ICB da FURG, bem como da Universidade Federal de São Paulo.
O artigo pode ser lido acessando o site 
http://www.io.furg.br/attachments/article/697/Rossato%20et%20al%202016.pdf

Fonte: Notícia veiculada em 16/01/2016 na página do IO/FURG