Em Florianópolis, uma cerimônia de soltura foi realizada na Barra da Lagoa neste sábado.
Foto: Daniel Rogério / Divulgação.
O Projeto Tamar celebra neste sábado a marca de 25 milhões de filhotes de tartaruga liberados ao mar graças à sua proteção. Para comemorar o número alcançado, realizou solturas simultâneas de tartarugas marinhas nos nove estados do Brasil onde está presente - em Florianópolis, a cerimônia ocorreu às 17h30 deste sábado, na praia da Barra da Lagoa, em frente à base do Tamar Florianópolis.
Uma tartaruga-cabeçuda, encontrada em Palhoça no dia 26 de dezembro enrolada em uma rede de pesca e bastante debilitada, foi devolvida ao mar depois de ter passado por tratamento no Tamar. O animal era considerado subadulto (quando está perto de ser adulto, mas ainda não atingiu idade reprodutiva), tinha 77 cm de comprimento de carapaça e cerca de 60 Kg. Cerca de 800 pessoas acompanharam a soltura do animal, que foi colocado na areia e levou por volta de 20 minutos para alcançar o mar.
O biólogo e executor técnico do Tamar em Florianópolis Daniel Rogério explica queSanta Catarina não possui áreas de desova ou reprodução de tartarugas - elas preferem as águas quentes do Rio de Janeiro até o Nordeste - mas é uma área de alimentação do animal. Por fatores naturais, apenas um ou dois em cada mil filhotes liberados ao mar sobrevivem, pois é no mar onde passam a maior parte da vida e estão sujeitos à maioria das ameaças. O Projeto Tamar reabilita tartarugas encontradas nas praias catarinenses em redes de pesca, encalhadas ou que tenham ingerido lixo, colidido com embarcações.
Foto: Daniel
Rogério/Divulgação
O Projeto Tamar é aberto a visitações diariamente. Até este
domingo (21), funciona em horário especial de verão, das 10h às 19h. A partir
de segunda, abre das 9h30 às 17h30. Aos sábados e domingos, os visitantes podem
participar da hora do banho, sempre às 10h30, e da alimentação das tartarugas,
às 15h30. Também há visitas guiadas nos fins de semana, às 11h30 e 17h. O
ingresso custa R$ 12. Estudantes, crianças de até 12 anos e idosos pagam meia.
Crianças de até 1,20 m não pagam.
Fonte: Olhar animal, publicação de 21 de fevereiro de 2016, acessível em
http://www.olharanimal.org/ciencia-e-ambiente/11284-projeto-tamar-comemora-25-milhoes-de-filhotes-de-tartaruga-liberados-ao-mar-em-florianopolis-sc
Nenhum comentário:
Postar um comentário