Imagens fazem parte de documentário que será distribuído pela ONU.
O mergulhador e documentarista Ricardo Gomes filmou durante um ano e meio as espécies que sobrevivem no fundo da Baía da Guanabara. O resultado da pesquisa surpreendeu a todos pela beleza e raridade das espécies encontradas, como mostrou o Bom Dia Brasil.
Entre as mais de 60 espécies que podem ser vistas nas imagens estão tartarugas-verde, arraias-borboleta, polvos e peixes paru, em mais de 100 horas de gravação.
“O carioca tem uma relação com a praia que termina na areia. Eu estou tentando trazer essa relação para dentro do mar. O primeiro passo para mudar essa relação é mostrar quem habita aqui”, destacou Ricardo Gomes.
As imagens capturadas farão parte de um documentário que será distribuído pelas Nações Unidas (ONU) para mais de 160 países, com o alerta sobre a importância de preservar as baías e rios urbanos.
“Esse problema que há na Baía de Guanabara é um problema que existe no mundo”, disse Layla Saad, do Centro Mundial de Desenvolvimento Sustentável.
Para Gomes, o resultado da pesquisa é uma forma de alerta.
“A biodiversidade está presente, mas talvez não resista até o futuro. A hora de fazer alguma coisa é agora”, Conclui Ricardo Gomes.
Para assistir ao documentário clique em G1
Fonte: G1 Rio em 06/09/2016
Nenhum comentário:
Postar um comentário