segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Projeto do IO é premiado pela 3a. vez com bolsa de pesquisa do Google

O projeto “Estações autônomas de baixo custo para medir o impacto das mudanças climáticas nas geleiras”, do professor do Instituto de Oceanografia (IO), da FURG, Jorge Arigony Neto, e do dicente, Guilherme Tomaschewski Netto , foi premiado no programa de bolsas do Google  Latin America Research Awards (Lara), pela terceira vez consecutiva. O evento de premiação selecionou 26 projetos, sendo 17 brasileiros, e ocorreu no Centro de Engenharia para a América Latina, em Belo Horizonte,  no último dia, 23. 
De acordo com o professor Jorge Arigony, o projeto está em seu terceiro ano de pesquisa e objetiva o desenvolvimento de uma rede de sensores de baixo custo, customizados para a utilização em atividades de monitoramento de parâmetros meteorológicos na superfície de geleiras, bem como das taxas de derretimento dessas massas de gelo. “ O trabalho integra as atividades do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Criosfera (INCT da Criosfera) e está sendo desenvolvido como parte da tese de doutorado do aluno Guilherme Tomaschewski” comenta.
Arigony ainda completa explicando que durante o primeiro e segundo ano do projeto, o novo conceito de estações glacio-meteorológicas foi implementado. “ As estações foram validadas e melhoradas a partir da experiência de uso no ambiente extremo do sul da Patagônia. O próximo passo consiste no desenvolvimento de módulos de comunicação que permitem a transmissão satelital gratuita de dados medidos em geleiras da Patagônia e Antártica” explica.
As atividades desenvolvidas no contexto do INCT da Criosfera foram essenciais para a identificação de como a técnica glaciológica utilizada tradicionalmente para medir o derretimento na superfície das geleiras poderia ser melhorada, de forma a aumentar a precisão nas estimativas de contribuição dessas para o aumento do nível médio dos mares e consequente impacto nas regiões costeiras do Brasil.
Latin America Research Awards (Lara)
Em um contexto como o de hoje, em que a tecnologia avança a passos largos e  oferece cada vez mais ferramentas, projetos de pesquisa acadêmica voltados para resolver problemas de pessoas comuns são de extrema importância. Para apoiar projetos dessa natureza, o Google lançou há seis anos a primeira edição do Lara.


Fonte: Site da FURG

Nenhum comentário:

Postar um comentário