Maioria das baleias que vem ao estado são fêmeas grávidas.
Biólogos começaram a monitorar animais para quantificá-los.
Biólogos já monitoram em SC a presença dasbaleias (Foto: Projeto Baleia Franca/Divulgação)
Embora as baleias-francas devam chegar a Santa Catarina só na segunda quinzena de julho, algumas já estão sendo vistas desde o início de junho na praia de Itapirubá Sul, em Imbituba, na região Sul do estado. Com isso, o monitoramento da espécie já começou a ser feito por biólogos e voluntários.
De acordo com o Projeto Baleia Franca, uma média de 113 animais veio a Santa Catarina e ao Rio Grande do Sul nos últimos anos. A maioria é de fêmeas grávidas e se aproxima da costa em busca de águas quentes e enseadas protegidas para o nascimento dos filhotes.
Presença catalogada
Os machos também podem aparecer, para o acasalamento, vindos da Antártica, onde se alimentam e acumulam energia em forma de gordura para a jornada rumo à América do Sul, afirmam os estudiosos.
Com o monitoramento, os biólogos do projeto quantificam a presença da espécie no litoral brasileiro e buscam compreender seu comportamento. Segundo o projeto, atualmente, o Catálogo Brasileiro de Fotoidentificação das Baleias-Francas tem cerca de 800 baleias registradas.
Baleia-franca apareceu com antecedência no Litoral (Foto: Carolina Bezamat/Divulgação)
Locais para observar baleias
Conforme os biólogos, elas podem ser observadas à beira-mar. O Centro de Visitantes, onde funciona a sede da iniciativa fica na praia de Itapirubá e, além da visualização, apresenta informações sobre a história e características das baleias francas. O local tem entrada gratuita e funciona das 9h às 12h e das 13h30 às 17h, de terça a domingo.
Em Imbituba, fica também o Museu da Baleia, que conta a história da caça ao animal e da luta para sua proteção. Os visitantes podem conhecê-lo de terça a sexta das 9h às 18h, e sábado e domingo das 9h às 13h.
Fonte: G1 Santa Catarina
Nenhum comentário:
Postar um comentário