segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Tese de doutorado do IO-FURG recebe premiação da Capes

O estudante Plínio Furtado, do Programa de Pós-Graduação em Aquicultura (PPGAqui) do Instituto de Oceanografia (IO) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), recebe nesta quinta feira a menção honrosa do prêmio Vale-Capes de Ciências e Sustentabilidade por sua tese de doutorado, intitulada “Relevância da Alcalinidade, pH e Dióxido de Carbono na Sobrevivência e Crescimento de Litopenaeus vannamei (Boone 1931) em Sistema de Bioflocos”.

A premiação foi destinada ao acadêmico por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a VALE S.A. O trabalho participou da área temática I: “Processos eficientes para redução do consumo de água e de energia”. Furtado desenvolveu a tese no Laboratório de Carcinocultura, sob orientação do Dr Wilson Wasielesky Jr e co-orientação do Dr Luis Henrique Poersch. Atualmente, o estudante realiza estágio pós-doutoral na Estação Marinha de Aquacultura (EMA).

O orientador e professor do IO-FURG, Wilson Wasielesky, ressalta o trabalho realizado no laboratório, que desenvolve técnicas de cultivo de camarões em sistemas ecologicamente corretos, visando a sustentabilidade ambiental. Furtado, com os resultados obtidos na tese, publicou mais de dez artigos em revistas nacionais e internacionais. “A menção honrosa recebida serviu para enaltecer as pesquisas desenvolvidas pelos discentes e docentes do Laboratório e espero que este reconhecimento possa estimular, positivamente, os novos alunos”, afirma Wasielesky. 

A cerimonia de premiação será realizada nesta próxima quinta feira dia 29/09/2016 as 18:00, na sede da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), em Brasília, DF. O Prêmio Vale-Capes premia teses de doutorado e dissertações de mestrado que trouxeram ideias, soluções e processos inovadores para questões como redução do consumo de água e energia, redução de gases do efeito estufa (GEE), aproveitamento, reaproveitamento e reciclagem de resíduos e/ou rejeitos e tecnologia socioambiental com ênfase no combate à pobreza. O prêmio se refere às teses e dissertações defendidas no Brasil em 2014 e foi criado a partir de uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Vale, firmada durante a conferência Rio +20.

Nenhum comentário:

Postar um comentário