Histórico



Atendendo a solicitação do Departamento de Oceanografia da FURG, iniciou-se em 1991 a organização de uma biblioteca setorial junto ao prédio deste departamento, com acervo proveniente de projeto aprovado pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (PADCT). Segundo a Profa. Clarisse Odebrecht, coordenadora do projeto, o mesmo foi dividido em dois subprojetos: um deles destinado à implantação do Doutorado em Oceanografia Biológica, apoiado pela CAPES, e outro referente a um projeto de pesquisa apoiado pelo CNPq.
No subprojeto da CAPES, para dar suporte necessário ao curso de Doutorado em Oceanografia Biológica, estava contemplada também a criação de uma biblioteca, com aquisição de materiais, desde prateleiras e computadores, até periódicos e livros.
Assim, em 10 de maio de 1992, inaugurou-se a Biblioteca Setorial de Pós-Graduação em Oceanografia Biológica.
Através de convênio com a Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM), firmado em 1997, foi garantida a assinatura de vários títulos de periódicos, que por volta de 2001 passaram a ser acessados de forma eletrônica através do Portal de Periódicos CAPES.
Ao acervo inicial foram acrescidos novos títulos e materiais em outros suportes (CDs, DVDs, etc.), resultando em um acervo rico e muito importante, a ponto de caracterizar esta biblioteca setorial como um centro de referência na área de Ciências do Mar para toda a Região Sul do Brasil.
Atualmente, como o Instituto de Oceanografia mantêm outros cursos de pós-graduação além do mestrado e doutorado na área de Oceanografia Biológica, nomeadamente cursos nas áreas de Oceanografia Química, Física e Geológica, Aquicultura e Gerenciamento Costeiro, a biblioteca passou a ser chamada apenas de "Biblioteca Setorial de Pós-Graduação em Oceanografia".
Em decisão histórica, em 23/11/2015, com a aprovação do Diretor do IO, prof. Dr. José Henrique Muelbert, a Biblioteca Setorial de Pós-Graduação em Oceanografia, passa a ampliar seu público alvo dentro da Universidade. A Biblioteca, que funciona em cooperação com o Instituto de Oceanografia (IO/FURG), mantinha seu atendimento praticamente restrito aos alunos de pós-graduação da Universidade, sendo que apenas estes podiam tomar livros em empréstimo. A exceção era para os alunos de graduação do curso de Oceanologia, pois os que necessitassem retirar livros tinham que ser liberados por  um docente do IO – via ofício assinado e entregue na biblioteca - que se responsabilizaria pelas obras. A partir da data acima, além dos alunos de pós, os alunos de todos os cursos de graduação da FURG podem realizar empréstimos nesta setorial, sem a necessidade de que um docente se responsabilize pelo ato.
A Biblioteca inicia um movimento de ampliação e democratização do uso do seu acervo, porém o foco do mesmo continua a ser os tópicos específicos em Oceanografia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário