terça-feira, 2 de abril de 2013

1 milhão de observações nos oceanos

Em 1999, um pequeno grupo de oceanógrafos traçou um plano para criar uma matriz de perfiladores para monitorar o estado dos 2 km superficiais do oceano global. O objetivo inicial era manter uma rede de 3.000 unidades, em áreas livres de gelo, fornecendo dados em tempo real e de alta qualidade para sustentar uma nova geração de modelos climáticos e oceânicos. O programa foi chamado Argo.

Ao final de 2007, a meta de 3.000 flutuadores foi atingida. E, ao final de 2012, a marca simbólica de 1 milhão de perfis foi alcançada, apesar da crise econômica mundial.

Flutuadores Argo reúnem perfis de temperatura e salinidade (juntamente com informações sobre o movimento da água subterrânea) à impressionante taxa de 1 perfil aproximadamente  a cada 4 minutos (360 perfis por dia ou 11 mil por mês).

Para colocar essa conquista em contexto, desde o início da oceanografia de mar profundo, no final do século 19, os navio recolheram pouco mais de meio milhão de perfis de temperatura e salinidade a uma profundidade de 1 km, e apenas 200 mil a 2 km.

Em sua curta vida, o conjunto de dados Argo tornou-se um pilar essencial para a modelagem do clima e dos oceanos, e para nossa compreensão dos oceanos e do seu papel no clima da Terra. E, o mais importante, é que todos os dados Argo são disponibilizados gratuitamente.

Informações adicionais em:
http://www.ioc-goos.org/index.php?option=com_content&;view=article&id=396%3Aargo-collects-its-one-millionth-observation&catid=1%3Alatest-goos-news&Itemid=48&lang=en%20



Nenhum comentário:

Postar um comentário