quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Workshop apresenta potencialidades da Furg : Universidade e Corsan assinaram, em julho, acordo de cooperação

O vice-reitor Danilo Giroldo participou da mesa de apresentação do workshop.
Foto:Altemir Viana/FURG
Foi realizado, nesta quarta (19) na Furg, o workshop Furg e Companhia de Saneamento Mapeando Competências. Na oportunidade, pesquisadores e unidade acadêmica apresentaram uma série de pesquisas realizadas dentro dos temas de interesse da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).  O evento ocorreu com o objetivo de mapear as competências institucionais, promovendo o encontro entre os pesquisadores da Furg e a empresa.
Conforme o professor Ednei Gilberto Primel, pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, participaram do evento cerca de 30 funcionários da Corsan, entre engenheiros, químicos e administradores.
A ideia deste acordo é fazer parceria no desenvolvimento dos projetos e conceder estágios, dentro da companhia, aos alunos da Universidade - comentou. De acordo com o professor, existe uma série de eventos que serão realizados com a parceria da Furg e da Corsan nos próximos meses.
Durante o workshop, entre os temas abordados estavam o Programa AGUAAN, Furg-Corsan - 12 anos de cooperação -sobre cianobactérias e cianotoxinas (prof. Dr. João S. Yunes), Diagnóstico da qualidade química das águas superficiais e subterrâneas do Câmpus Carreiros/Furg (profa. MSc. Maria da Graça Z.Baumgarten e profa. Dra.Mônica W. Kersanach), Análise e Controle de Qualidade dos recursos hídricos (profs. Drs. Ednei Primel, Rodolfo Carapelli e Daiane Dias) e Processos de tratamento dos recursos hídricos (profs. Drs. Felipe Kessler, Marlene Rios Melo, Tito Cadaval e Luiz Antonio de Almeida Pinto, Fabrício Butierres).
O acordo
A Furg e a Corsan assinaram o Protocolo de Intenções no dia 31 de julho deste ano, com o objetivo de realizar uma colaboração recíproca na área de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Na ocasião, o documento foi assinado pela reitora da Furg, Cleuza Maria Sobral Dias, e pelo diretor-presidente da Corsan, Flávio Ferreira Presser.
Segundo informações da Universidade, o Protocolo de Intenções prevê convênios futuros de colaboração entre as instituições, visando promover treinamentos, consultorias, serviços tecnológicos, estudos e projetos de pesquisa e desenvolvimento e inovação, de processos e produtos, nas áreas de atuação da Corsan e da Furg.  
Por Aline Rodrigues/Assessoria Furg

Fonte: Jornal AGORA, 20 de agosto de 2015, 
 acesso em http://www.jornalagora.com.br/site/content/noticias/detalhe.php?e=3&n=76381


Nenhum comentário:

Postar um comentário