quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Projeto Tamar comemora 25 milhões de filhotes de tartaruga liberados ao mar, em Florianópolis, SC


Em Florianópolis, uma cerimônia de soltura foi realizada na Barra da Lagoa neste sábado.
Foto: Daniel Rogério / Divulgação.

O Projeto Tamar celebra neste sábado a marca de 25 milhões de filhotes de tartaruga liberados ao mar graças à sua proteção. Para comemorar o número alcançado, realizou solturas simultâneas de tartarugas marinhas nos nove estados do Brasil onde está presente - em Florianópolis, a cerimônia ocorreu às 17h30 deste sábado, na praia da Barra da Lagoa, em frente à base do Tamar Florianópolis.
Uma tartaruga-cabeçuda, encontrada em Palhoça no dia 26 de dezembro enrolada em uma rede de pesca e bastante debilitada, foi devolvida ao mar depois de ter passado por tratamento no Tamar. O animal era considerado subadulto (quando está perto de ser adulto, mas ainda não atingiu idade reprodutiva), tinha 77 cm de comprimento de carapaça e cerca de 60 Kg. Cerca de 800 pessoas acompanharam a soltura do animal, que foi colocado na areia e levou por volta de 20 minutos para alcançar o mar.
O biólogo e executor técnico do Tamar em Florianópolis Daniel Rogério explica queSanta Catarina não possui áreas de desova ou reprodução de tartarugas - elas preferem as águas quentes do Rio de Janeiro até o Nordeste - mas é uma área de alimentação do animal. Por fatores naturais, apenas um ou dois em cada mil filhotes liberados ao mar sobrevivem, pois é no mar onde passam a maior parte da vida e estão sujeitos à maioria das ameaças. O Projeto Tamar reabilita tartarugas encontradas nas praias catarinenses em redes de pesca, encalhadas ou que tenham ingerido lixo, colidido com embarcações.

                                        Foto: Daniel Rogério/Divulgação

O Projeto Tamar é aberto a visitações diariamente. Até este domingo (21), funciona em horário especial de verão, das 10h às 19h. A partir de segunda, abre das 9h30 às 17h30. Aos sábados e domingos, os visitantes podem participar da hora do banho, sempre às 10h30, e da alimentação das tartarugas, às 15h30. Também há visitas guiadas nos fins de semana, às 11h30 e 17h. O ingresso custa R$ 12. Estudantes, crianças de até 12 anos e idosos pagam meia. Crianças de até 1,20 m não pagam.


Fonte: Olhar animal, publicação de 21 de fevereiro de 2016, acessível em
http://www.olharanimal.org/ciencia-e-ambiente/11284-projeto-tamar-comemora-25-milhoes-de-filhotes-de-tartaruga-liberados-ao-mar-em-florianopolis-sc


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário