segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Cientistas mais influentes de 2018 podem ser acessados pelo Portal de Periódicos da CAPES


A Clarivate Analytics, editora parceira da CAPES e que faz parte do acervo do Portal de Periódicos, publicou recentemente um ranking aguardado por quem se dedica à carreira científica: a lista de pesquisadores altamente citados em 2018 (Highly Cited Researchers 2018 – HCR). Em seu quinto ano, a análise reconhece cientistas em âmbito internacional, selecionados por seu desempenho em pesquisa, demonstrado pela produção de artigos que se classificam no top 1% por citações em seus campos de estudo. A lista tem como base os registros da plataforma Web of Science.
Aproximadamente seis mil pesquisadores foram listados – cerca de quatro mil em campos específicos e dois mil em campos cruzados. Embora nenhum brasileiro tenha ingressado no ranking de 2018, os usuários da comunidade acadêmica do país têm acesso a conteúdos dos cientistas altamente citados por meio do Portal de Periódicos da CAPES. Uma das formas de pesquisar resultados diretamente pelo Portal de Periódicos é na opção buscar assunto, onde é possível inserir, entre outros termos para consulta, o nome do autor.
Mais sobre a Highly Cited Researchers 2018
Entre os principais destaques do ranking, estão os seguintes dados:
– Os Estados Unidos abrigam o maior número de HCRs, com 2.639 autores. O Reino Unido possui 546. A China está avançando rapidamente, com 482;
– A China superou a Alemanha, alcançando o terceiro lugar na lista;
– A Universidade de Harvard mantém sua posição na lista como primeira colocada;
– A lista deste ano continua a reconhecer pesquisadores cujos registros de citação os posicionam nos mais altos níveis de influência e impacto. Foram selecionados 17 ganhadores do Prêmio Nobel, incluindo dois anunciados em 2018: James P. Allison (Fisiologia ou Medicina) e William D. Nordhaus (Ciências Econômicas);
– Os pesquisadores altamente citados representam mais de 60 países. Entretanto, mais de 80% deles são dos 10 países listados na tabela abaixo e 70% dos primeiros cinco.
“O avanço do esforço científico representa uma atividade crítica para instituições de pesquisa individuais e nações inteiras. A HCR 2018 ajuda a identificar os pesquisadores que tiveram o maior impacto na comunidade de pesquisa, medidos pela taxa de citação dos seus trabalhos pelos outros e que contribui muito para avançar a fronteira e levar o conhecimento e as inovações para sociedade – contribuições que tornam o mundo mais saudável, seguro, rico e sustentável”, indicou Annette Thomas, CEO do grupo de Pesquisa Científica e Acadêmica da editora.
O resumo executivo e a lista da Highly Cited Researchers de 2018 estão disponíveis no endereço eletrônico https://clarivate.com/hcr/.
Fonte: Blog da UCS via Portal de Periódicos da CAPES

Nenhum comentário:

Postar um comentário