terça-feira, 30 de outubro de 2012

Researcher ID – ferramentas de identificação de autoria e partilha de informação


por Michele Marques Baptista
 Researcher ID é uma plataforma da THOMSON Scientific que permite gerir e partilhar na Web o perfil de cada investigador, através de um identificador único, incluindo a produção científica e respetivas métricas de citação, tratando-se também de um meio de colaboração online entre comunidades de investigadores.

As principais funcionalidades desta ferramenta são: a identificação inequívoca do autor; criação de uma lista de publicações por investigador e respetivas métricas de citações (h-index, contagem de citações, média de citações); pesquisa de investigadores de uma mesma área científica, seus perfis e trabalhos publicados, utilização da ferramenta Endnote Web. De destacar a possibilidade de integração com a Web of Science (THOMSON), permitindo um efetivo controlo de autoria para cada investigador.
Para efetuar um registo:
  • Acesse o link http://www.researcherid.com/;
  • Clique no link “join now, it´s free”;
  • Preencha o formulário de registo próprio que dará origem a um Exclusive Invitation to ResearcherID.compor parte da Thomson Scientific para que posteriormente se faça um registo definitivo por e-mail;
  • Preencha o formulário definitivo tal como indicado na mensagem de e-mail.
Mais informação em http://www.researcherid.com/resources/html/faq.html
Fonte: Blog da Biblioteca de Aveiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário