quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

75 mil arquivos de vídeos e imagens em domínio público

 17 de fevereiro de 2015 por Carolina Meroni   
Site Pond5 liberou acervo com milhares de arquivos em domínio público ou licença livre Creative Commons
Por Murilo Roncolato

A Pond5, site que comercializa imagens, áudios e vídeos, colocou no ar um projeto que deixa à disposição ao menos 75 mil arquivos sob domínio público. A seleção representa menos de 1% do acervo, mas conta com pérolas da história audiovisual do mundo, como trechos do filme Viagem à Lua (1902), de George Meliés; imagens das Grandes Guerras e discursos de personalidades como Winston Churchill e John Kennedy.
Segundo a empresa, a coleção tem 5 mil vídeos inéditos, digitalizados pela Biblioteca Nacional dos EUA, em Washington D.C. “Por muitos anos, todo esse conteúdo incrível de domínio público esteve trancado e inacessível ao produtor de conteúdo”, disse o cofundador do Pond5, Tom Bennett.
A Pond5 é lider no segmento de banco de vídeos (com 3,3 milhões) e tem como concorrentes os sites Shutterstock (com 2,4 milhões de vídeos), Getty Images (1,7 milhões) e Videohive (127 mil). Além deles, há iniciativas de bancos de imagens e vídeos em domínio público ou licença livre (Creative Commons) como o Archive.org, Wikimedia Commons e sob o projeto The Commons, do Flickr.
O acervo livre do Pond5 pode ser acessado em pond5.com/pt/free.

Fonte: Blog da UCS via Link, acesso em 
http://blogs.estadao.com.br/link/75-mil-arquivos-de-videos-e-imagens-em-dominio-publico/


Nenhum comentário:

Postar um comentário