segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Ferramentas para avaliar as revistas acadêmicas


Você escreveu um artigo interessante e deseja publicá-lo, mas existem dezenas de revistas em sua área de pesquisa. Para qual revista deve submeter seu manuscrito?
Uma das principais funções de um bibliotecário não é ajudar as pessoas a encontrar material, mas ajudá-las a avaliar aquilo que encontram.
Muitos usuários – que também são pesquisadores interessados em publicar seus artigos – não sabem dizer, olhando apenas para o título ou capa, se um periódico é confiável, se ele é uma publicação importante em sua área ou quais são as regras desta revista para o processo de submissão de artigos. As editoras e o próprio Portal Capes e WebQualis oferecem informações importantes, mas que nem sempre são traduzidas na língua comum dos usuários.
Existem ferramentas disponíveis que podem nos ajudar, pelo menos um pouco, a resolver algumas dessas dúvidas:
JournalGuide (acesso livre) – JournalGuide (https://www.journalguide.com/) é um recurso relativamente novo que tem como objetivo fornecer informações sobre as revistas acadêmicas ditas legítimas. Enquanto existe uma lista negra de revistas predatórias (http://scholarlyoa.com/publishers/), o JournalGuide usa uma abordagem de “lista branca”, indexando periódicos de qualidade reconhecida. Mas indo além de uma simples lista de boas revistas, ele fornece um perfil de cada uma delas, com informações sobre o escopo, a rapidez com que avalia e publica artigos, onde a revista é indexada, opções de acesso aberto, preço por artigos e outras coisas mais.
O JournalGuide fornece links diretamente para as páginas de “Instruções aos Autores” (muitas vezes difíceis de encontrar) e fornece algumas métricas (SNIP, taxa de aceitação). Para autores que procuram novos locais de publicação ou que desejam descobrir se um convite para um conselho editorial é legítimo, o JournalGuide pode ser uma boa fonte de informações padronizadas e de qualidade. Pelo fato de ainda estar em fase beta, muitos perfis de revistas carecem de informações. No mínimo, porém, um perfil de revista informará ao usuário se a revista é “verificada”, uma classificação utiliza para indicar um periódico respeitável (ou seja, um não predador).
Journal Citation Reports  – Journal Citation Reports  (https://bibliotecaucs.wordpress.com/2015/09/10/journal-of-citation-reports/)  é o lugar onde os fatores de impacto são contabilizados e publicados. A ferramenta proprietária da Thomson Reuters lista o fator de impacto dos periódicos incluidos na sua base de dados Web of Knowledge. Saiba mais lendo a análise da ferramenta feita pelos bibliotecários da UCS.
EigenFactor (grátis) – Usando dados de citações de periódicos da base Web of Knowledge, o EigenFactor (http://www.eigenfactor.org/) é um cálculo algorítmico. Os usuários podem detalhar por categoria e subcategoria para encontrar títulos de periódicos em campos específicos.
Google Metrics (grátis) – Usando dados de citações do Google Scholar, o Google calcula um índice h para muitas revistas e as enumera em sua seção Google Scholar Metrics (https://scholar.google.com/citations?view_op=top_venues&hl=en&vq=pt). Os usuários podem ver a lista dos principais periódicos em disciplinas e subcampos ou procurar um título específico.
Fonte: Blog da UCS via via Bonnie Swoger, acessível no endereço eletrônico abaixo
http://blogs.scientificamerican.com/information-culture/tools-for-evaluating-scholarly-journals/
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário