terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Museu Oceanográfico da Univali



O G1 - Santa Catarina traz hoje uma série de fotos que são destaque no Museu Oceanográfico da Univali, maior museu oceanográfico da América Latina, inaugurado nesta segunda-feira, dia 14/12/2015, em Balneário Piçarras, no Litoral Norte de Santa Catarina. Além de ser o maior museu de oceanografia, é o segundo maior do mundo no gênero, de acordo com a Fundação Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

Para ver as fotos clique aqui.

O acervo conta também com a segunda maior coleção de tartarugas marinhas da América Latina e a segunda maior coleção de tubarões e raias do mundo. Em uma área construída de 4 mil m², os visitantes poderão conferir a maior coleção de animais marinhos do Brasil, bem como a maior coleção de conchas da América Latina. O projeto demorou cinco anos para ser montado por inteiro. A estrutura foi construída para ser moderna e intuitiva.

Fauna brasileira

O acervo, segundo a instituição, já é referência no gênero. Cerca de 1.000 m² serão dedicados exclusivamente a exposição oceanográfica. A maior parte do acervo é composta por animais marinhos da fauna brasileira, principalmente do Sul.

"O acervo remonta de janeiro de 1976, quando coletei a primeira peça e comecei uma coleção particular", conta Jules Soto, curador do museu. Em 1987 foi criada a ONG que passou a tutelar e organizar o acervo. "Em 1993 o museu foi ligado à Univali e a partir daí começamos o projeto do grande Museu Oceanográfico. Em outubro de 2008 decidiu-se pelo Campus de Piçarras e o acervo foi gradativamente levado para lá e inventariado. As alas de exposição começaram em 2010", explica Soto, que considera o museu "um presente para Santa Catarina".

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário