segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Estudantes do Reino Unido participam de curso de verão promovido pela FURG

Entre os dias 9 e 19 de janeiro, 12 alunos de graduação (Ciências Biológicas) e três professores da University of Leicester, do Reino Unido, estarão em Rio Grande para um curso de verão, organizado por professores do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Duane Fonseca, e do Instituto de Oceanografia (IO), Grasiela Pinho, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Durante 10 dias, professores e alunos de pós-graduação do IO e ICB ministrarão aulas em campo e em laboratório sobre diversos assuntos, incluindo ecologia de marismas, paleontologia, observação de aves, observação de mamíferos marinhos, saída com a Lancha Larus no estuário, prática de laboratório em ecotoxicologia, entre outras.

Esta é a segunda temporada do curso. A atividade integra a grade curricular de alunos de Ciências Biológicas da University of Leicester. No último ano, Rio Grande recebeu oito alunos. Devido à avaliação altamente positiva da turma inicial, assim como dos professores, este ano a viagem a Rio Grande foi mais concorrida, com doze alunos.

A programação do ano passado será repetida, somente com algumas modificações para melhora da logística. O grupo chegará à cidade na manhã do dia 10 e a tarde haverá a cerimônia de abertura na Sala Estuários do Cidec-Sul – campus Carreiros. Na oportunidade, uma palestra de boas-vindas será seguida por palestra sobre a história da cidade de Rio Grande, palestra sobre os planos costeiros do Rio Grande do Sul, e palestra sobre a circulação da Lagoa dos Patos.

As atividades de campo iniciarão na quarta-feira (11). Está prevista uma saída nos marismas da Ilha dos Marinheiros. No dia seguinte, o grupo seguirá para a ESEC do Taim, para a observação da fauna e flora, com especial atenção para a observação de pássaroshobby extremamente popular para os ingleses. Na sexta-feira (13) a programação segue na Praia do Hernemegildo, onde o grupo fará prospecção de fósseis nos Concheiros e observará aves migratórias, mamíferos marinhos e répteis na praia.

No sábado, o grupo participará de uma atividade científica-ambiental de coleta de lixo na Praia do Cassino. O lixo será coletado seguindo uma metodologia científica pré-estabelecida e o material será levado para a FURG para quantificação e análise. Após o domingo livre, na segunda-feira (16), o grupo realizará uma prática de biologia molecular no ICB (FURG). Nesta prática, os alunos terão a oportunidade de trabalhar na bancada e obter resultados de um biomarcador de poluição ambiental em amostras de peixes coletadas em locais poluídos e não poluídos.

No dia seguinte , o grupo embarcará na Lancha Oceanográfica Larus e navegará pelo estuário, fazendo coletas de zooplâncton e parâmetros físico-químicos, em pontos pré-estabelecidos ao longo do canal de acesso. Neste mesmo dia o grupo poderá conhecer a história de Rio Grande, com um tour guiado pelo Centro Histórico. No último dia de curso, quarta-feira (18), os alunos trabalharão nos dados coletados ao longo de todas as saídas e elaborarão relatórios e apresentações sobre todas as atividades desenvolvidas durante o curso. Em 19 de janeiro, o grupo retorna para a Inglaterra, onde darão continuidade ao trabalho desenvolvido durante o curso na FURG.

Este curso dá continuidade às atividades desenvolvidas no âmbito do Memorando de Entendimento, estabelecido em maio de 2015, entre a FURG e a University of Leicester. Por este Memorando, as duas instituições concordaram em promover e desenvolver a cooperação nas áreas de Ciências Biológicas e Oceanografia Biológica, Física, Química e Geológica, através de programas cooperativos de ensino e pesquisa.

Fonte: http://www.furg.br/index.php?id_noticia=29063

Nenhum comentário:

Postar um comentário