quarta-feira, 8 de novembro de 2017

O canto das Baleias: campanha de mídia bate recordes: tudo é possível

Tudo é possível quando a inspiração vem de algo singelo e incomum: o canto das baleias, forma de comunicação usada pelos cetáceos. Uma música, imitando estes sons, foi composta para a empresa Otpus. Em seguida, uma pequena orquestra assume seu lugar em cima de uma balsa onde havia microfones dentro d’água. O resultado emocionou os australianos que, ao assistirem o filme na TV, entravam no site da empresa e criavam suas próprias “whale songs” interagindo com as animais debaixo d’água.

 O canto das Baleias: a campanha explodiu

A campanha explodiu. Entrou para a história da publicidade daquele país. As baleias são símbolos da vida marinha, os maiores animais do planeta. Desde o século XIX passaram a ser caçadas impiedosamente, quase ao ponto de acabar com várias espécies. Mas o mundo reagiu e, no século XX, foi proibida a caça aos cetáceos. Proibição só desacatada por poucos países: Japão, Noruega, e Islândia. Aliás, o Japão não caça apenas baleias. Anualmente o país do Sol Nascente massacra centenas de golfinhos. Está na hora destas países se tocarem, você não acha?

Caça de baleias no Brasil

No Brasil a prática foi proibida nos anos 80, durante o governo Sarney. Resultado? Hoje nosso litoral é frequentemente visitado por elas.
imagem de baleia saltando na campanha O canto das Baleias
Foto: Marco Terranova

Tudo é possível: uma campanha da qual o Mar Sem Fim tem orgulho

Apesar de não ser australiano tenho orgulho da companhia Otpus. Tudo é possível neste mundo globalizado. Ela é uma empresa líder em comunicações daquele país, onde 85% da população vive no litoral. Como tantas outras a Otpus estava envolvida numa guerra de preços no varejo. Em vez de acirrar a disputa inverteram a estratégia, fortalecendo a marca para que os consumidores a vissem como mais que “preço bom”.
Nasceu “Tudo é possível”, a mais bela campanha de mídia que já vimos.

Fonte: Mar sem Fim

Nenhum comentário:

Postar um comentário