quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Tubarões, predadores do topo da cadeia, seu instinto é tão forte que, ao protegerem suas presas, investem até contra submarinos

Em geral a maioria dos tubarões não ataca seres humanos. Das mais de 480 espécies que existem, menos de meia- dúzia são de fato agressivos contra quem invade seu ecossistema. Mas, ao protegerem suas presas os Tubarões, predadores do topo da cadeia, investem até contra submarinos. Foi o que sentiu na pele uma equipe da BBC que filmava o “Blue Planet II”.

Tubarões gigantes atacam submarino

Uma equipe de profissionais produzindo o documentário ‘Blue Planet II’, da BBC, estava a bordo de um submarino procurando uma carcaça de baleia no fundo do Oceano Atlântico quando foi surpreendida por um grupo de tubarões.

Surpresa e a apreensão a 750 metros de profundidade

O encontro foi filmado e as imagens mostram a surpresa e a apreensão da equipe diante da agressividade dos enormes animais a 750 metros de profundidade.

Submarino chegou perto demais ameaçando

O submarino chegou muito perto e os animais acharam que ele fazia parte da competição pela comida. Investiram contra o submersível usado pela equipe da BBC. Como eram muitos tubarões competindo pela baleia, estavam bastante agressivos. A equipe se distanciou e os animais voltaram à sua refeição sem maiores complicações.

Ataque a cabos submarinos

Parece ser a primeira vez que ataques de tubarões a submarinos são registrados em vídeo. Antes, já houve ataques filmados contra cabos submarinos da internet. O Mar Sem Fim resiste a postar este tipo de matéria para que o animal não seja ainda mais hostilizado. Mas, pelo ineditismo, decidimos fazer mais esta lembrando sempre que…

Tubarões estão ameaçados de extinção

Devido à pesca indiscriminada, especialmente para a venda de barbatanas de tubarões, a espécies corre sério risco. Este site já publicou  matérias informando que todos os anos algo em torno de 100 milhões de tubarões são mortos. Inclusive no Brasil. No mundo existem cerca de 480 espécies de tubarões. Noventa delas já foram vistas na costa brasileira. E além disso, está provado que eles valem mais vivos, que mortos.

Função dos tubarões no ecossistema marinho

Os tubarões, se extintos, colocarão em colapso os ecossistemas marinhos. O tubarão é predador do topo da cadeia, tem a importante função de regular os estoques de peixes. E também é um habitante do planeta há mais de 400 milhões de anos. É por este motivo que hoje existem diversos santuários de tubarão mundo afora.

Fonte: Mar Sem Fim via BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário