quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Atol, você é capaz de dizer o que é, como são formados, e quais os mais emblemáticos dos oceanos?

De acordo com o dicionário a palavra atol, um substantivo masculino, significa um “recife de forma elíptica, com laguna central, que se forma distante da costa; recife circular.”
Mas não é tão simples assim. Conheça o …

Atol do ponto de vista da geografia

Um atol  é uma ilha oceânica em forma de anel com estrutura coralínea e de outros invertebra­dos. Seu in­terior abriga uma lagoa. Normalmente o processo de criação começa por uma ilha vulcânica. Depois da explosão, a lava  chega até o mar dando sustentação a  uma estrutura de recifes costeiros que começa a se formar. Os recifes tendem a sair para fora da boca do vulcão buscando águas ricas em nutrientes. Aos poucos, vai formando uma barreira em volta de todo o vulcão submerso. Segundo a National Geographic, às vezes um atol conta com várias ilhotas. Os canais que se formam entre elas servem de ligação entre a laguna e o mar aberto.

Atóis:  só em águas tropicais, saiba por que

Só existem recifes de coral em águas tropicais porque “tais organismos (chamados de corais hermatípicos) reproduzem-se apenas em águas quentes em um estreito limite de temperatura,” explicam os especialistas Abilio Soares Gomes e Roberto Villaça, do Programa de pós- graduação em Biologia Marinha, da Universidade Federal Fluminense.
“A Água também deve ser rasa já que o crescimento desses corais depende da associação com certas algas que precisam da luz solar”, reforçam os professores.

O maior atol do mundo

Quem responde é o wikipedia: Kiritimati ou ilha Christmas é uma ilha do Pacífico, parte da república de Kiribati, uma vítima do aquecimento global.  É considerada o maior atol do mundo. Tem 642 km² de superfície emersa, o que representa 70% do território de Kiribati.
                           Kiritimati, o maior do mundo (foto: wikipedia)
É o primeiro local habitado do mundo a ver o nascer de cada dia, já que usa o fuso horário UTC+14 .Consequentemente, é  o primeiro país a mudar de ano. Tem cerca de cinco mil habitantes.

Atol no Brasil

É curioso, mas o Atlântico Sul tem um único atol, é o atol das Rocas, que fica no litoral do Rio Grande do Norte. Quem o conheceu, como Darwin, na viagem do Beagle, fica encantado com sua beleza e biodiversidade.

                               O Atol das Rocas irradia beleza
Darwin descreveu o atol das Rocas em seu célebre diário da viagem, que se tornou o clássico, A Origem das Espécies:
"começou pela formação de um recife costeiro de corais ao redor de uma ilha vulcânica. À medida que esta ilha vai afundando o recife vai se acumulando e crescendo para fora em busca de águas mais ricas em nutrientes e transformando-se em um recife de barreira. A parte central, com menor circulação de água fica preservada como uma laguna interior"
                               Piscinas internas cercadas por corais no Atol das Rocas

A biodiversidade do Atol das Rocas

Em geral a fantástica biodiversidade dos atóis não se resume à vida marinha. Normalmente eles são pródigos em aves marinhas, e aves marinhas migratórias.
                               A avifauna de Rocas
Em alguns atóis existem espécies endêmicas. Estas imagens demonstram bem a beleza da avifauna do atol das Rocas.
                              E, então, impressiona, não?

Bikini: o Atol que virou alvo nuclear

Ele fica no oceano Pacífico, sua falta de sorte é que era longe de tudo e desabitado. O Atol de Bikini faz parte da República das Ilhas Marshall, um país insular, com 36 ilhas, localizado na Micronésia. A primeira explosão nuclear aconteceu em 1946. Entre julho de 1946, e julho de 1958, o pobre atol recebeu nada menos que 20 bombas de hidrogênio e nucleares.
 Vejam como o mar tem sido desprezado até bem pouco tempo. E isso é generalizado. O desrespeito ainda persiste na vasta maioria dos países do mundo.

Midway, o atol onde as aves marinhas morrem por ingestão de plástico!

Midway, também fica no Oceano Pacífico. Trata-se de um conjunto de ilhas que fica a mais de dois mil quilômetros do continente mais próximo. Mesmo assimmilhares de albatrozes morrem por inanição. Os pais dos filhotes confundiram o lixo flutuante com comida.
 Mesmo estando a dois mil km de distância da terra mais próxima, o plástico chega ao minúsculo atol. Por falar nisso, vc recicla o seu?

Atóis  do Índico

Pacífico e Índico. Os dois foram os mais contemplados no quesito quantidade de atóis. No Índico ficam dois países insulares formados por atóis. A República das Maldivas, formada por 1.196 ilhas, apenas 203 habitadas; as ilhas estão agrupadas em 26 atóis. O outro é a República das Seichelles, composto de 115 ilhas distribuídas entre vários arquipélagos.
 Em comum, além da biodiversidade, a grande beleza dos atóis. Seichelles. (foto: www.kangaroo.com.br)
Está localizada a norte e nordeste de Madagascar. E ainda existem os atóis do arquipélago do Chagos, e do Peros Banhos.

Atóis do Pacífico

São tantos que não haveria espaço para citar todos. Vamos aos mais emblemáticos começando pelos atóis dos Estados Federados da Micronésia; os das ilhas Salomão; da Polinésia Francesa; da Nova Zelândia; de Kiribati; das ilhas Cook e assim por diante. São milhares de atóis espalhados pelo maior oceano da Terra.
 Polinésia Francesa, que tal? (foto: http://maravilhana.blogspot.com.br)
Fontes: Mar Sem Fim via  https://pt.wikipedia.org/wiki/Atol; https://www.researchgate.net/publication/268741576_O_Atol_das_Rocas_Ecossistema_unico_no_Oceano_Atlantico_sul; 
https://www.nationalgeographic.org/encyclopedia/atoll/.








Nenhum comentário:

Postar um comentário