quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Lançamento de livro sobre mudanças climáticas


Livro  "Mudanças Climáticas em Rede: um olhar interdisciplinar - contribuições do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas"
Organizadores: Carlos Nobre e José Marengo

Contendo 15 Capítulos, Anexos e mais de 500 páginas, o livro  descreve as atividades realizadas e os principais resultados científicos obtidos pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas (INCT para Mudanças Climáticas), de 2008 à 2016. 
 

Chamamos a atenção para o Capítulo 10 -  Zonas Costeiras (p. 307-366), de autoria de pesquisadores de diversas instituições do país, incluindo a FURG ( Margareth S. Copertino, Carlos A. Garcia, Alexander Turra, Áurea Maria Ciotti, Douglas Gherardi, Márcia R. Denadai, Osmar Möller, Patrizia Raggi, Paulo Antunes Horta, Ruy P. K. Kikuchi, Renato Ghisolfi, Antonio F. Klein, Eduardo Siegle, Paulo H. G. O. Sousa, Paulo C. Lana).
 
Este capítulo  apresenta uma síntese dos principais resultados, ações e impactos do subprojeto Zonas Costeiras ao longo de oito anos de atuação (2008 a 2016). 

 São apresentadas as principais ações concretas que emergiram a partir da criação do subprojeto e da sub-rede da Rede Clima, e a interação entre os diferentes grupos de pesquisas, como a criação de redes de estudo e monitoramento e a instalação de infraestruturas físicas observacionais

O capítulo visa fornecer uma síntese integrada, que possa servir de base aos planos de adaptação e mitigação de mudanças climáticas, propondo recomendações para o avanço da ciência sobre mudanças climáticas no Brasil.

A Coordenação da Sub-rede Zonas Costeiras está na FURG desde 2008.
 
Segue também o link para download


E divulgação feita no site do INPE

http://www.inpe.br/noticias/noticia.php?Cod_Noticia=4698 
 
Fonte: Mensagem enviada pela profa. Dra. Margareth Copertino em 09/02/2018
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário