segunda-feira, 24 de junho de 2013

O Ártico pode socorro



O rápido desaparecimento do mar congelado no Ártico: modificações ambientais e implicações políticas


Jefferson Cardia Simões
Diretor, Centro Polar e Climático
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

O mar congelado do Ártico é somente uma parte da Criosfera

Atualmente dez por cento da superfície da Terra é coberta por neve e gelo, formando a Criosfera* que se forma basicamente por duas maneiras: (1) Pela precipitação e acumulação de neve sobre continentes ou ilhas, constituindo as geleiras e os dois grandes mantos de gelo** (da Antártica e da Groenlândia); (2) Pelo congelamento da água do mar, formando uma fina capa de gelo marinho sobre o Oceano Ártico e o Oceano Austral (aquele que rodeia o continente Antártico).


*Termo usado para se referir coletivamente a todo o gelo e neve existente na superfície terrestre. Os principais componentes são a cobertura de neve, o gelo de água doce em lagos e rios, o gelo marinho, as geleiras de montanha (ou altitude), os mantos de gelo e o gelo no subsolo (permafrost).


**Uma massa de neve e gelo com grande espessura e área maior do que 50.000 km2. Os mantos de gelo podem estar apoiados sobre o embasamento rochoso ou flutuando (plataforma de gelo). O manto de gelo da Antártica atinge quase 5 km de espessura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário