sexta-feira, 13 de março de 2015

12 de março - Dia do Bibliotecário

 
"Entre livros nasci. Entre livros me criei. Entre livros me formei.
Entre livros me tornei. Enquanto lia o livro, lia-me, a mim, o livro.
Hoje não há como separar: O livro sou eu. Bibliotecária por opção, paixão e convicção"
Autoria: Inajá Martins de Almeida

No dia 12 de Março é comemorado o dia do Bibliotecário no Brasil, este dia foi
instituído pelo Decreto nº 84.631, de 12 de abril de 1980, devendo ser comemorado em
todo o território nacional. O dia 12 de março foi escolhido para homenagear o
nascimento de Manuel Bastos Tigre, escritor e poeta, ele exerceu a profissão de
bibliotecário por 40 anos, e é considerado o primeiro bibliotecário concursado no país.
Para os que ainda desconhecem o trabalho deste profissional, é ele quem organiza e
facilita o acesso à informações em suas mais variadas formas, sejam elas impressas,
eletrônicas ou digitais. O bibliotecário é fundamental para conservar obras raras, mas
também, para assegurar o acesso à obras que guardam todo o conhecimento humano,
sejam elas livros, documentos, fotografias, CDs etc.
É também o bibliotecário quem oportuniza agilizar a busca, e, principalmente, tornar
mais fácil encontrar o que está sendo pesquisado. O profissional é apto para interpretar
o que o usuário precisa, e é fundamental para promover o incentivo à leitura e a
informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário