segunda-feira, 30 de maio de 2016

Capes lança novo edital para projetos de modelagem terrestre

Publicado: Sexta, 27 Maio 2016 11:21 | Última atualização: Segunda, 30 Maio 2016 08:11
 
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga nesta sexta-feira, 27, o edital do novo Programa de Desenvolvimento de Modelagem do Sistema Terrestre, que irá selecionar projetos de pesquisa, inovação e cooperação acadêmica com vistas à formação de recursos humanos e geração de conhecimento sobre modelagem global e regional do Sistema Terrestre. As inscrições vão até o dia 26 de julho.
Conforme o documento, a iniciativa pretende selecionar propostas que permitam ao país autonomia na geração de cenários futuros de mudanças climáticas, de usos da terra e urbanização, na escala de décadas a séculos.
Serão apoiados, por meio de bolsas de estudos, recursos humanos pós-graduados em nível de mestrado, doutorado e pós-doutorado. A chamada está dividida em cinco linhas temáticas, relacionadas ao desenvolvimento de modelagem do Sistema Terrestre, particularmente relacionadas ao Modelo Brasileiro do Sistema Terrestre (BESM) e modelos regionais do sistema terrestre acoplados ao BESM.
O prazo de execução das propostas será de cinco anos. Os projetos apoiados devem envolver, obrigatoriamente, parcerias (rede ou consórcio) entre equipes de diferentes instituições. As propostas aprovadas serão financiadas com recursos no valor global estimado em R$ 8,5 milhões.
Acesse o edital
Fonte: Fundação Capes

Nenhum comentário:

Postar um comentário