quinta-feira, 16 de junho de 2016

BM intensificará patrulhamento dentro e no entorno do Campus Carreiros

                             Foto: Bruno Kairalla/JA
Na tarde desta quarta (15), ocorreu uma reunião no gabinete da reitora, da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), a fim de debater ações práticas para melhorar a segurança dentro e no entorno do Campus Carreiro. Representantes das Polícias Federal, Civil e Militar e o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) participaram da reunião com servidores da Universidade e a reitora da Furg, Cleuza Dias.
Segundo a reitora, a reunião foi planejada por ela e pelo superintendente do GGIM, Daniel Nascimento, e teve o intuito de pensar ações para a Furg e, também, para as áreas de acesso à Universidade – como a rua Padre Nilo Golo, onde, no último dia 8, um estudante da Furg foi esfaqueado durante uma tentativa de assalto.
Nós estamos aplicando o monitoramento eletrônico, fizemos a aquisição de veículos para os vigilantes, começamos a colocar os muros, tudo para qualificar a segurança dentro do Campus. Muros esses que não são para segregar ou isolar a Universidade da comunidade e, sim, para criar acessos qualificados aos estudantes e à comunidade. Queremos melhorar a segurança dentro da Furg e, também, nas áreas no entorno do Campus. A Furg não é uma ilha, as ações que queremos visam atender toda essa região, toda essa comunidade, onde a Universidade está inserida – disse Cleuza.
Para o superintendente do GGIM, Daniel Nascimento, a reunião foi uma forma de pensar ações, para garantir a segurança na chegada e na saída da universidade, no seu entorno e no interior da Furg. “Queremos alternativas cabíveis, para coibir esses crimes que têm acontecido de formas isoladas, porém, que têm aumentado o grau de violência”, relatou Nascimento.
Policiamento ostensivo
Durante a reunião, foram debatidas ações que poderão ser realizadas dentro do Câmpus, e foi ressaltado o fato de que a Brigada Militar pode, sim, patrulhar no interior da Universidade – muitas pessoas têm dúvidas da legalidade do patrulhamento, por se tratar de uma área federal – e segundo o delegado, chefe da delegacia de Polícia Federal do Rio Grande, Gabriel Leite, esse tipo de proibição nunca existiu:
Não existe empecilho para a BM não fazer esse controle, a Constituição Federal determina que quem deve fazer polícia ostensiva são as polícias militares dos estados. A Polícia Federal é a polícia judiciária da União, ela age após os fatos e não tem a função de patrulhar. Ficará a cargo da PF um crime contra o patrimônio da Furg ou se um aluno agredir um professor da Universidade, por exemplo – explicou Leite.
Inclusive, segundo o subcomandante do 6ºBPM, Major Moura, a BM é a única que tem competência para realizar o policiamento ostensivo e, agora, Polícia Comunitária e Pelotão de Operações Especiais irão intensificar – pois, segundo ele, já acontece – o patrulhamento ostensivo dentro do Câmpus e nos entornos da Universidade, como nos bairros Vila Maria, Cibrazém e Castelo Branco II.

Fonte : Jornal AGORA, por Por Esther Louro esther@jornalagora.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário