quarta-feira, 22 de junho de 2016

Vídeos relacionados ao Projeto de Divulgação e Popularização da Ciência (MCTI/CNPq/SECIS Nº 90/2013)

A produção dos vídeos foi um dos 3 objetivos propostos pelo projeto e que resultou em 5 vídeos de curta duração  (entre 4-7 min.) e material para mais outros 4-5 vídeos a serem editados. Cada vídeo aborda um tema diretamente relacionado a oceanografia, e que em muitos os casos pode ser considerado regional/nacional.
Os vídeos podem ser usados em aulas e divulgados para todos (outras Universidades, amigos, parentes, etc..).
Quanto mais divulgar, melhor!

Abaixo os temas abordados :
Sangradouros
Publicado em 20 de jun de 2016
Neste vídeo os professores Dr. Lauro Calliari e Dr. Alexandre Garcia (Instituto Oceanográfico - FURG) nos contam um pouco da importância geológica e ecológica dos “sangradouros”, feições morfológicas comuns nas praias arenosas de todo o litoral do Rio Grande do Sul.

Espécies Ameaçadas: Garoupa Verdadeira (Epinephelus marginatus)

Publicado em 20 de jun de 2016
Neste primeiro vídeo da série "Espécies Ameaçadas", o professor Dr. Alexandre Garcia (Instituto Oceanográfico - FURG) nos fala um pouco da biologia, riscos e status de conservação da garoupa-verdadeira (Epinephelus marginatus), uma espécie comum no litoral brasileiro e emblemática para a região 


Espécies Ameaçadas: Mamíferos marinhos https://www.youtube.com/watch?v=CezpvRjLpDg

Publicado em 20 de jun de 2016
Neste segundo vídeo da série "Espécies Ameaçadas", o professor Dr. Eduardo Secchi (Instituto Oceanográfico - FURG) nos fala dos riscos e status de conservação dos mamíferos marinhos que vivem na região costeira do Rio Grande do Sul, além dos estudos que estão sendo realizados para identificar os impactos e formas de mitigá-los.


Espécies Ameaçadas: Tubarões e Raias https://www.youtube.com/watch?v=qisZxztF-ac

Publicado em 20 de jun de 2016
Neste terceiro vídeo da série "Espécies Ameaçadas", a aluna de doutorado Msc. Rayd Ivanoff (Instituto Oceanográfico - FURG) nos fala dos riscos e status de conservação das principais espécies de tubarões e raias encontradas no litoral sul do Rio Grande do Sul e das principais medidas de manejo adotadas para este grupo de peixes que sofre severo impacto da pesca.

Lixo Marinho   https://www.youtube.com/watch?v=9Faxu4fxOXo

Publicado em 21 de jun de 2016
Neste vídeo os professores Dra. Maíra Proietti e Dr. Fábio Lameiro (Instituto Oceanográfico - FURG) e a Oceanóloga Paula Canabarro (CRAM – Museu Oceanográfico/FURG) nos contam um pouco a respeito dos impactos causados pelo “Lixo Marinho”nos ecossistemas costeiros e na biota marinha.

Fonte: Mensagem enviada pela Equipe do projeto (Dr. Fábio Lameiro, Dr. João Vieira, Dr. Mario Condini e Dra. Renata Mont'Alverne) a secretaria do IO/FURG em 22/06/2016

 

 


 

 

 


 



Nenhum comentário:

Postar um comentário