sexta-feira, 23 de junho de 2017

Começa 10º Encogerco: quatro dias para discutir gerenciamento costeiro

Políticas públicas propostas pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o protagonismo do gerenciamento costeiro, o lixo no mar e os limites dos oceanos, e o papel da ciência para desenvolver estratégias de preservação de ecossistemas foram os principais assuntos abordados na abertura do 10º Encontro Nacional de Gerenciamento Costeiro (Encogerco) na noite da última quarta-feira, 21, no Cidec-Sul. A solenidade contou com a presença de Milton Asmus, presidente do evento, de Osmar Möller, diretor do Instituto de Oceanografia (IO), da capitã-de-fragata Ana Lucia Costalunga, da Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (Secirm), de Eduardo Morrone, secretário de município do Meio Ambiente, de Jair Tannus, secretário de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e da reitora Cleuza Dias, além do pronunciamento em vídeo de José Sarney Filho, ministro do Meio Ambiente.

O professor Régis de Lima, egresso do curso de Oceanologia da FURG, ministrou palestra em que compartilhou os resultados dos últimos nove meses do trabalho realizado na gerência do Gerenciamento Costeiro do MMA. Régis falou sobre atribuições e ações do ministério, os compromissos do Brasil com as diretrizes que estão sendo discutidas internacionalmente e a necessidade de repensar e fortalecer o gerenciamento costeiro para que assuma protagonismo na junção do Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro com o Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima.

Para Régis, encarar a zona costeira como território exige planejamento, educação e a contribuição da ciência, uma compreensão que precisa, em nível federal, ser introduzida em vários ministérios além do MMA, de forma que seja possível “fazer essa discussão com a neutralidade necessária para que os setores todos possam sentar numa mesa e discutir um rumo, não só pensando em seu plano setorial”, explica.

O planejamento das ações dos ministérios com enfoque em desenvolvimento sustentável é uma perspectiva em consonância com o que Régis vivenciou na Conferência de Paris, que tinha por objetivo alertar os países para a urgência de uma agenda global que trate dos oceanos. “A impressão que eu saí de lá foi de que pelo menos os compromissos prioritários que os países levaram e apresentaram ficam como o link que a gente precisava para trazer para dentro do país e fazer essa sensibilização de todos os setores: universidades, gestores, setor privado”, conta. O desafio, segundo Régis, é somar inteligências para criar novos mecanismos de proteção natural dessas áreas urbanas da zona costeira.

O 10º Encogerco é promovido pelo MMA e FURG, por meio do Programa de Pós-Graduação em Gerenciamento Costeiro do Instituto de Oceanografia. O evento, que reúne pesquisadores, profissionais, gestores, estudantes, instituições públicas e empresas em debates sobre a costa e Gerenciamento Costeiro integrado no Brasil, vai até 24 de junho.



FONTE: FURG

Nenhum comentário:

Postar um comentário