quarta-feira, 14 de junho de 2017

Conferência da ONU sobre os Oceanos

Conferência da ONU sobre os Oceanos

Conferência da ONU sobre os Oceanos: ela foi criada para apoiar a implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Nº 14: conservação e uso sustentável dos oceanos e seus recursos marinhos. Acontece na sede das Nações.
                           Conferência da ONU sobre os Oceanos (ilustração: Escola Kids UOL)

Qual o valor de mercado dos recursos marinhos?

É a ONU quem reponde: “mundialmente, o valor de mercado dos recursos marinhos e costeiros e das indústrias é de 3 trilhões de dólares por ano ou cerca de 5% do PIB (produto interno bruto) global”.

Qual a maior fonte de proteínas do mundo?

Mais uma vez, é ela, a ONU quem responde: “os Oceanos são a maior fonte de proteína do mundo, com mais de 3 bilhões de pessoas dependendo dos oceanos como fonte primária de alimentação”.

Quantas espécies marinhas foram identificadas?

Segundo a ONU, “os Oceanos contêm cerca de 200 mil espécies identificadas, mas os números na verdade deve ser de milhões”.

Qual ecossistema representa 99% da vida no planeta?

De acordo com a ONU “os oceanos cobrem três-quartos da superfície da Terra, contém 97% da água do planeta e representam 99% da vida no planeta em termos de volume”.

Problemas dos Oceanos

Não são, na verdade, problemas do Oceanos mas nossos: poluição, sobrepesa, acidificação, desaparecimento de ecossistemas, introdução de espécies exóticas, para citar os mais importantes. Para responder a estes desafios surgiu a Conferência da ONU sobre os Oceanos.
A Conferência pretende ser “o divisor de águas que vai reverter o declínio na saúde dos  oceanos para as pessoas, o planeta e a prosperidade. Serão soluções focadas com o compromisso de todos”.
“As decisões serão adotadas por consenso. A Conferência vai propor uma declaração intergovernamental concisa, na forma de um apelo à ação para apoiar a implementação da Meta Nº 14″.

O imenso e possível Oceano pede sua ajuda

Faça sua parte. Jogue lixo no lixo, recicle. Evite o plástico, um dos maiores inimigos dos oceanos. Denuncie abusos e construções irregulares no litoral. Preserve os ecossistemas marinhos. E divulgue. O maior problema dos oceanos é ignorância do público sobre os serviços por eles prestados, e a situação dramática em que se encontram.
Oceanos: dez fatos para pensar. Você precisa conhecer

Fonte: site Mar sem fim por João Lara Mesquita


Nenhum comentário:

Postar um comentário