quarta-feira, 28 de março de 2018

Cepene, boa ação no litoral está ameaçado, assine petição

Cepene, uma das poucas boas ações no litoral está ameaçado: não permita que isso ocorra. Você pode fazer a diferença!

“O Centro de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Nordeste – Cepene é um dos Centros Especializados do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, vinculado à Diretoria de Pesquisa, Avaliação e Monitoramento da Biodiversidade.”
“Ele conta com uma Base Avançada em Caravelas, Bahia. Ela é focada em atividades voltadas à conservação de manguezais do Nordeste brasileiro.”

Cepene e o Projeto Radar

“O  Cepene iniciou a implantação do projeto Radar. O objetivo é monitorar, por meio de um sistema de radares, a pesca artesanal na plataforma continental  da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais.”

Estimativa de pesca

“O monitoramento fornecerá dados sobre áreas de pesca, sazonalidade das pescarias e número de barcos operando em determinada área. Essas informações são imprescindíveis para uma estimativa real do esforço da pesca.”

Ameaças ao Cepene, um dos bons exemplos da costa brasileira

“O  Cepene/ICMBio está ameaçado de perder a área que ocupa.”

Recifes interditados para estudos em Tamadaré, Pernambuco, agora estão sob severa ameaça.  

 

“Desde 1923, a vocação onde hoje funciona o Cepene é voltada para educação, pesquisas e formação profissional. O imóvel está sob domínio da Marinha do Brasil. Ao longo dos anos a Marinha cedeu seu uso (primeiro à SUDEPE, IBAMA, e atualmente Cepene/ICMBio em parceria com a UFPE). Agora, a Marinha do Brasil não quer mais renovar a cessão da área e determinou sua desocupação.

O trabalho com os recifes de Tamandaré, PE

Esses recifes são tão importantes que foram estudados por Jacques Laborel, colaborador de Cousteau. Hoje o trabalho é comandado por Mauro Maida, da Universidade Federal de Pernamubuco. Em razão dos maus tratos aos recifes da região, o projeto propôs fechar totalmente uma área coralínea de 400 hectares defronte à praia. A ideia é um experimento para o estudo da capacidade de recuperacão dos recifes da Costa dos Corais. Desde 1999 naquele trecho só são permitidas atividades licenciadas de pesquisa. É um trabalho digno, bem feito, que impressionou o Mar Sem Fim. Um dos poucos bons exemplos da costa brasileira.

Recifes de Tamandaré, trabalho exemplar que merece continuar

Ao longo dos 20 anos, o experimento é mantido por parceiras público privadas. Atualmente ela envolve a Universidade Federal de Pernambuco, a prefeitura da Tamandaré, o ICMBio, a Fundação S.O.S Mata Atlântica, a Fundação Toyota do Brasil.

Últimas notícias sobre a desocupação da área do Cepene

Conversamos  com o chefe da Cepene, Leonardo Messias, que informou: “Houve tratativas entre os ministérios envolvidos, por meio dos dois ministros titulares das pastas da Defesa e do Meio Ambiente, e do presidente do ICMBio junto com o comandante da Marinha do Brasil. A princípio, o assunto estava encaminhado para renovação da cessão.”

As tratativas entre Cepene e Marinha do Brasil

“No dia 08 de março, o Diretor de Biodiversidade do ICMBio e o coordenador do Cepene se reuniram com o Almirante Kerr, um dos comandantes da Marinha, para fechar o acordo tratado. Na reunião, o comandante informou que a Marinha do Brasil continuava com a posição anterior de não renovar a cessão de uso, a não ser que houvesse alguma vantagem. Chegou a mencionar que a área é muito valiosa para um empreendimento tipo resort, com dezenas de apartamentos e que havia uma fila de sargentos em Natal esperando por uma casa funcional para morar nas residências do Cepene (15 casas). O comandante também disse que uma permuta por área de igual valor era interessante para a Marinha. No dia 04 de abril está prevista pela Marinha a desocupação total da área.”

Não permita que o Cepene acabe, assine a petição!

Se acontecer o que quer a MB, serão perdidos 20 anos de trabalho  consistente. O Mar Sem Fim pede seu apoio. Assine a petição e contribua para que o maltratado litoral brasileiro mantenha as poucas boas ações que hoje acontecem.

Fontes: Mar Sem Fim via  http://www.icmbio.gov.br/cepene/; https://uc.socioambiental.org/es/noticia/cepene-monitora-pesca-na-plataforma-continental; https://secure.avaaz.org/po/petition/Ministro_da_Defesa_Raul_Jungmann_Cessao_Permanente_para_o_CEPENE_TamandarePE/.


Nenhum comentário:

Postar um comentário