quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Doutorando do PPGOQFG da FURG participa de atividades acadêmicas na China

O estudante de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Oceanografia Física, Química e Geológica (PPGOQFG) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e membro do Laboratório de Dinâmica e Modelagem Oceânica (Dinamo), Rodrigo Mogollón, está representando a FURG em Qingdao, na China. Ele foi selecionado para participar dos congressos Charting the Course for Climate and Ocean Research  - Open Science Conference (CLIVAR 2016), onde irá apresentar um poster e uma palestra oral, e do Early Career Scientist Symposium (ECSS). Rodrigo está, também, participando do treinamento “Ocean Dynamics and Multi-Scales Interactions” no First Institute of Oceanography of China.
De acordo com o professor responsável pelo Dinamo, Paulo Calil, a participação de Rodrigo em eventos na China representa visibilidade aos projetos desenvolvidos pelo Programa e inserção internacional da FURG. “Ele foi selecionado entre vários estudantes, isso significa que o trabalho aqui desenvolvido tem reconhecimento”, afirma o docente.
O CLIVAR 2016 ocorrerá de 19 a 23 de setembro. De acordo com Paulo, o congresso reúne conhecimentos atualizados da comunidade internacional sobre eventos climáticos. O poster que será apresentado por Rodrigo, intitulado “Modeling coastal biogeochemistry response in the Northern Humboldt Current System during ENSO events” tem como tema modelos bioquímicos hidronâmicos para estudar respostas de eventos climáticos na região de Northern Humboldt, na Califórnia. A palestra oral aborda a mesma temática e é intitulada “Response of biological production to the strengthening of the upwelling-favorable Trade Winds in the Northern Humboldt Current System: A modeling study”.
O ECSS, segundo congresso de que participará, ocorrerá em 18, 24 e 25 de setembro. O congresso é exclusivo para jovens cientistas e tem o objetivo de promover estudos integrados e fortalecer colaborações internacionais, de modo a trabalhar na identificação e solução de problemas-chave relacionados ao clima. O treinamento em Ocean Dynamics and Multi-Scales Interactions que Rodrigo realizará até 16 de setembro, de acordo com o professor Paulo, tem objetivo de promover a colaboração entre estados membros da UNESCO/IOC e aperfeiçoar técnicas de modelagem e aplicações no estudo de processos oceânicos de larga e pequena escala.

Fonte: Site da Furg, notícia publicada em 14/09/2016, acessível em http://www.furg.br/index.php?id_noticia=28405
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário