quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Veja como funciona a edição e produção de um livro em 8 passos




Quando você procura um livro você já o encontra na prateleira perfeitamente pronto com capa, páginas e conteúdo. Porém, até chegar às bibliotecas e livrarias, ou no ambiente online, ele passa por um longo e trabalhoso processo, que parte da ideia surgida dentro da mente do escritor até sua produção final.
 1) Tudo nasce com uma ideia e/ou inspiração. Cada escritor tem seu próprio tempo para amadurecê-la, mas o processo sempre envolve muita pesquisa, escrita autoanálise do material. Quando ele acha que o conteúdo já está pronto para ser lido por outras pessoas, envia-o como arquivo do programa digital para uma editora que publica livros naquela área.
2) O departamento editorial analisa o manuscrito, verifica se o conteúdo tem qualidade, se há interesse por esse assunto no mercado e se existem títulos concorrentes. Dentre as centenas de obras recebidas, são priorizadas aquelas de escritores conhecidos/populares. Geralmente, só 2% das 800 mil propostas entregues às editoras se tornam livros.
3) Aprovado o material, a editora propõe um contrato de uso dos direitos autorais ao escritor. Geralmente, ele estipula que a empresa detém apenas os direitos sobre a apresentação gráfica e a comercialização do livro, por um período médio de cinco anos. Se mais de 50% da obra envolver imagens, também existe um contrato para o fotógrafo ou ilustrador.
4) Só então começam as mudanças no teor da publicação para deixá-la mais atraente ao leitor: eliminar um personagem, ampliar uma subtrama etc. Essa preparação editorial é feita pelo editor, pelo produtor e pelo checador dedados técnicos. Enquanto isso, outra equipe discute os elementos visuais do produto: o tamanho da folha, o tipo de letra, a qualidade do papel.
5) Com a aprovação unânime da organização do livro pelas equipes de editoração, publicidade e arte, são feitas a diagramação e a revisão do texto. A primeira consiste em distribuir capítulos, imagens e tipografias em folhas encadernadas, a outra é a correção de erros ortográficos. A essa altura, designers, revisor e produtor editorial trabalham juntos.
6) Paralelamente às últimas etapas, é produzida a capa do livro. Ela é feita pelo capista, que pode ser um membro da equipe do projeto gráfico. Quando é um profissional renomado, tem autonomia em suas decisões, mas é comum ele trabalhar sob orientação do editor de texto para criar um visual que represente corretamente o tema da obra e o perfil da editora.
7) A obra pré-acabada passa por uma avaliação de teor e aparência, feita por um leitor crítico. Existe também a prova de impressão para examinar a qualidade estética do produto e corrigir possíveis erros. Tudo aprovado? Então o livro é convertido em um arquivo PDF (para não haver alterações) que é encaminhado à gráfica para tiragem em série.
8) Impresso, o livro é divulgado e negociado no distribuidor pelo agente literário. O preço da unidade é estipulado pela editora, mas 50% desse valor destina-se às livrarias revendedoras. A tiragem média, para um título novo, é de 8 mil exemplares. Deste total, metade é vendida ao leitor pelas grandes redes, a outra fica em estoque nos galpões do fabricante. A edição produção de um livro de 500 páginas leva de 30 a 60 dias. Da impressão na gráfica às lojas, mais 15 dias.

Fonte: Pedro Rosano  Blog da UCS via Mundo Estranho




Nenhum comentário:

Postar um comentário