terça-feira, 30 de maio de 2017

Vegetação na Antártica? Perigo à vista

Vegetação na Antártica? O site superinteressante traz matéria alarmante. “Um sinal preocupante do aquecimento global é que o gelo do litoral da antártica está dando lugar a musgos. Matt Amesbury, pesquisador da Universidade de Exeter, autor de um estudo informou que
"a Antártica não vai ficar totalmente verde, mas vai ficar mais verde do que é hoje"
                              Plantas na Antártica? perigo à vista!

Só 2% do litoral da Antártica estava livre de gelo

Até bem pouco atrás apenas 2% do continente branco estava livre de gelo. Normalmente no litoral. Mesmo local escolhido para instalar as bases dos 30 países do tratado antártico. Este pequeno espaço é disputado por bases científicas e pássaros para nidificarem. A matéria diz que “medições inéditas indicam que, nos últimos cinquenta anos, o aquecimento global já derreteu as áreas de clima mais ameno da Antártica e abriu espaço para grandes extensões de rocha nua, agora cobertas de musgo”.

Não é fácil reverter esta tendência

O autor da pesquisa informa que

"Esse fenômeno está ligado a outros processos que estão ocorrendo na península [área mais habitável do continente, próxima ao sul da Argentina]. Um deles é a diminuição dos glaciares, que libera novos trechos de terra sem cobertura de gelo – os musgos são colonizadores muito eficientes dessas áreas."
O artigo, publicado originalmente na Courrent Biology é o primeiro a avaliar o impacto das mudanças climáticas recentes na biologia da Antártica.

Escavando o chão da Antártica para descobrir efeitos do aquecimento

O chão não mentiu, diz Matt. “A taxa de crescimento de musgos está quatro ou cinco vezes mais alta do que era antes da década de 1950. O resultado bate com análises feitas em 2013 em uma ilha a mais de mil quilômetros de distância do foco da pesquisa atual – prova de que o fenômeno não é uma variação local, mas algo generalizado”.

A responsabilidade de nossa geração

Ela aumenta na mesma medida que vemos as mudanças por nós impostas na Terra. Em breve os oceanos terão mais plástico que peixes. Os habitats marinhos, na faixa de transição entre terra e mar, estão desaparecendo numa rapidez nunca antes vista.
                             Grande Barreira de Corais: 30% morta pela acidificação

Manguezais estão sendo extirpados pela especulação imobiliária e poluição.

 Vale do Jaguaribe, Ceará. Onde se via manguezais, vê-se piscinas criatórias de camarão

E nem os costões rochosos escapam da especulação:

Agora conseguimos a façanha de contribuir para vegetação na Antártica? Afinal, de quem é a culpa pelo aquecimento se não nossa?


Fonte: Mar sem Fim por João Lara Mesquita

Nenhum comentário:

Postar um comentário