quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

7 ferramentas para organizar citações

Por


Qual é o melhor jeito de registrar, guardar, organizar e recuperar as citações durante a pesquisa acadêmica?
Confira 7 ferramentas que podem te ajudar a minimizar o caos:

CITEULIKE ( http://www.citeulike.org/ )
É uma plataforma gratuita para armazenar, compartilhar e descobrir referências. Permite a inclusão de materiais que estão na web e seus artigos em pdf.

ENDNOTE  ( http://endnote.com/ )
O Endnote é um software pago que permite a pesquisa em várias fontes e arquivos em pdf, criação de listas bibliográficas, compartilhamento de pesquisas e acesso aos materiais próprios em qualquer lugar. Possui também uma interface web. 

EVERNOTE  (http://evernote.com/intl/pt-br/)
É um serviço multiplataforma (web, aplicação para computador, celulares e tablets) que pode ser usado para registro, organização e compartilhamento de qualquer formato de conteúdo e para diferentes finalidades. Suporta texto, imagem, video e audio. Possui recurso de tags. Tanto para uso pessoal, acadêmico ou profissional. Tem versões gratuitas e pagas.

MENDELEY  (http://www.mendeley.com/)
É um serviço gratuito de gestão de referências e uma rede social acadêmica. Através dele é possível não apenas coletar, armazenar e organizar referências, mas produzir colaborativamente artigos acadêmicos.

MINHAS CITACOES (http://www.minhascitacoes.com.br/login.php)
É um projeto web desenvolvido por um bibliotecário durante a graduação na ECA-USP. Gratuito e sem fins lucrativos, visa oferecer um serviço de organização de fichas de leituras para os usuários.

SENTE 6 (http://www.thirdstreetsoftware.com/site/SenteForMac.html)
É um aplicativo para iPad ou Macbook que te ajuda a fazer a gestão de referências acadêmicas. Possui contas gratuitas e pagas. Além de poder também ser utilizado por bibliotecas.

ZOTERO (http://www.zotero.org/ )
É uma plataforma web gratuita para coletar, organizar, citar e compartilhar sua pesquisa científica. Possui também pluggin para o Firefox e acesso local.

Fonte: Blog da Marcela Leon




Nenhum comentário:

Postar um comentário