quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Pesquisadores do Instituto de Oceanografia aprovam projeto internacional com a Universidad de la Republica – UDELAR, Uruguai

O projeto “Implementação e aperfeiçoamento de monitoramentos planctônicos costeiros na América do Sul meridional” foi aprovado no âmbito do Edital 050/2013 - Programa CAPES/UDELAR – Projetos Conjuntos de Pesquisa.
Este estudo conjunto tem por objetivo geral implementar uma base conceitual e metodológica comum entre a FURG e a UdelaR para dar suporte a programas de monitoramento de plâncton costeiro na América do Sul meridional. Este objetivo será atingido através de um intercâmbio de alunos, pesquisadores e professores, entre as duas universidades e a realização de pesquisas conjuntas. Além de formar pessoal qualificado, o projeto irá promover a padronização de métodos de coleta e análise de organismos planctônicos. O plâncton é formado por pequenos organismos que são levados pelas correntes, mas que devido à sua grande abundância e atividade representam a base das cadeias alimentares dos ambientes aquáticos e tem forte influência na pescaria mundial e no controle climático de nosso planeta.
Na FURG o projeto contará com a participação de alunos do Programa de Pós-Graduação em Oceanografia Biológica e participantes do Programa Ecológico de Longa Duração (PELD), sítio 08 – Estuário da Lagoa dos Patos e região costeira adjacente e será coordenado pelo Bolsista Pos-Doc, Dr. Haig They Ng e pelo Prof. Paulo Cesar Abreu, ambos do Instituto de Oceanografia. No Uruguai estarão envolvidos alunos e professores do grupo de Ecologia Funcional de Sistemas Aquáticos do Centro Universitario de La Región Este (CURE) da UDELAR, coordenado pela Profa. Cecília Alonso.
Fonte: Secretaria do IO/FURG

Nenhum comentário:

Postar um comentário