terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Imenso herbário virtual leva flora brasileira para a internet

Acervo on-line é composto de 420 mil fotografias de plantas nacionais. Pesquisadores de todo o mundo podem editar banco de dados.
Imenso herbário virtual leva flora brasileira para a internet (Foto: Reprodução/Reflora)
O herbário, disponível gratuitamente na internet, é composto por 420 mil fotografias de plantas prensadas e desidratadas, muitas delas colhidas por naturalistas europeus nos séculos XVIII e XIX.




Acesse em : http://www.reflora.jbrj.gov.br/jabot/PrincipalUC/PrincipalUC.do;jsessionid=A0DD7EC975E98E6AC55011EC81D5A40B 

A coordenadora do projeto, Rafaela Campostrini Forzza, explicou à EFE que a pesquisa no herbário virtual pode contribuir para conhecer melhor a flora brasileira, fomentar sua conservação e solucionar dúvidas sobre a distribuição geográfica de cada espécie vegetal, pontos que ainda se sabe pouco por causa da falta de dados.
“Acreditamos que, ao ampliar a quantidade de dados disponíveis, vamos poder responder [à incógnita] de que espécies estão extintas e também quais estão perto da extinção, o que pode nos ajudar a tirá-las desta lista. É o que esperamos”, afirma Forzza.
A “grande inovação” do herbário virtual, segundo Rafaela, está em permitir aos pesquisadores de todo o mundo acessar o banco de dados e editar on-line qualquer dado que julgarem estar errado ou incompleto, sem supervisão de moderadores, no mesmo formato das páginas colaborativas, como a Wikipédia.
Leia mais em  http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/09/imenso-herbario-virtual-leva-flora-brasileira-para-a-internet.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário