segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Professores do MIT ministram curso na FURG

Os professores Michael Follows e Oliver Jahn, do "Massachusetts Institute of Technology" (MIT) ministrarão o curso "Introdução à Modelagem de Ecossistemas Marinhos" no Programa de Pós-Graduação em Oceanografia Física, Química e Geológica do Instituto de Oceanografia da FURG. O curso faz parte do projeto "Competição e Co-Existência de Fitoplâncton e Turbulência Oceânica - Interações Físico-Biológicas Multi-Escala no Oceano Atlântico Sul", aprovado no Programa de Cooperação CNPq/MIT  n° 29/2012, e coordenado pelo Prof. Paulo Calil do IO-FURG.

   O curso será ministrado durante os dias 25 a 27 de março de 2014 no campus Carreiros da FURG, em Rio Grande-RS e tem como público-alvo estudantes de pós-graduação, pós-doutorandos e jovens pesquisadores. A Pró-Reitoria de Pesquisa da FURG disponibilizará 15 vagas no hotel de trânsito no campus Carreiros para alunos vindos de outras instituições durante o período do curso.

   Resumidamente, o curso deverá abordar os seguintes tópicos:
Aula 1.
1. Introdução a modelos de fitoplancton
        --- Biogeografia. Comparação com observações.
2. Descrições fisiológicas básicas
        --- Cinética de crescimento. Modelo de Monod.

Aula 2.
3. Florações.
        ---- O modelo de Riley para a região de "Georges Bank".
4.  Competição por recursos e equilíbrio.
          --- O modelo de quemostato.
Aula 3.
Sessão prática onde os alunos usarão um modelo de quemostato simples para a exploração de parâmetros que controlam diversidade e co-existência.

Para confirmar o interesse/presença, e obter maiores informações sobre o curso e alojamento, entrar em contato através do e-mail " paulo.calil@gmail.com"
Fonte: Secretaria do IO/FURG

Nenhum comentário:

Postar um comentário