terça-feira, 14 de abril de 2015

Antártica pode ter recorde histórico de temperatura máxima

Com 17,5°C, índice pode ser o maior registrado nas últimas cinco décadas

por

Aumento da temperatura provoca derretimento das geleiras a eleva nível dos mares na Antártida - Natacha Pisarenko / AP

Esperanza, Antártica — A Antártica pode ter alcançado um novo recorde de temperatura máxima das últimas cinco décadas. No último dia 24 de março, a região da estação argentina de Esperanza atingiu 17,5°C, índice considerado elevado para o local. O recorde ainda precisa ser reconhecido pela Organização Meteorológica Mundial, agência especializada da ONU, após visita de um comitê de climatologistas e meteorologistas.

A Base Esperanza fica localizada no norte da Península Antártica. O lugar já tinha o recorde de maior temperatura do continente: 17,1°C, em 1961. O equipamento utilizado na base de pesquisas argentina, bem como a locação escolhida para medição serão examinados pelos especialistas, antes de reconhecer o recorde.

O aumento da temperatura da água dos oceanos tem resultado no derretimento de geleiras na região, mas cientistas não atribuem as mudanças climáticas na Antártica apenas ao aquecimento global.

— Um registro de temperatura quente não elimina toda a complexidade — afirmou o climatologista do Instituto Goddard da Agência Espacial Americana (Nasa), Gavin Schmidt, à revista "National Geographic".

Fonte: O Globo acessível em

Nenhum comentário:

Postar um comentário