segunda-feira, 20 de abril de 2015

Congresso da Costa Rica aprova projeto que proíbe caça esportiva

Cientistas e indígenas ainda poderão capturar animais em alguns casos.
País proíbe animais em circos e tem um quarto do território sob proteção.

A Costa Rica aprovou na noite desta terça-feira (2) uma mudança da lei que proíbe a caça esportiva. O projeto chegou ao Legislativo do país por meio de um sistema de iniciativa popular, e manifestantes no entorno do Congresso pediram pela aprovação ao longo do dia.

A reforma da Lei de Vida Silvestre recebeu 41 votos a favor e cinco contra, de um total de 57 deputados. Após um segundo debate na quinta-feira, o texto deve ser assinado pela presidente da Costa Rica, Laura Chinchilla.
“A Costa Rica é o primeiro país na América Central a aprovar uma lei de iniciativa popular”, comemorou a Associação Preservacionista da Flora e da Fauna Silvestres, uma organização não governamental que atua no país. Mais de 177 mil cidadãos assinaram o pedido do projeto.
 Tartarugas nativas da Costa Rica, em imagem de arquivo (Foto: Yuri Cortez/AFP/Arquivo)
O projeto permite a caça de animais apenas para pesquisa científica, subsistência de povos indígenas e controle de pragas. Segundo os criadores, a reforma não afeta a pesca esportiva nem a artesanal, que seguem sob a tutela do Instituto Costarriquenho de Pesca e Aquicultura.
A decisão reforça a imagem da Costa Rica como um país “verde”. Um quarto do território fica sob regime de proteção ambiental. Há uma década, a utilização de animais silvestres em circos foi proibida.
Fonte: G1 via AFP

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário