segunda-feira, 31 de julho de 2017

Primeiro navio de ensino do país será usado por alunos da Furg no Sul do RS

O primeiro navio de ensino do país chegou neste sábado (29) a Rio Grande, no Sul do Rio Grande do Sul, onde será usado por universitários da área de ciências do mar da Universidade Federal do Rio Grande (Furg). As aulas na embarcação devem começar em dois meses.
Com 32 metros de comprimento e capacidade para 26 tripulantes, o "Ciências do Mar I" servirá como laboratório para estudantes universitários do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná realizarem pesquisas em alto mar.
"Se constatou que havia a necessidade de meios flutuantes para capacitar os estudantes na área de Ciências do Mar. Foi feito um estudo sobre as embarcações disponíveis no país e se chegou à conclusão de que elas eram inadequadas para essa finalidade", explicou o oceanógrafo Luiz Carlos Krug.
As salas não têm os equipamentos de estudo, que serão levados por cada grupo de trabalho que ocupar a embarcação. "Pedimos para os estudantes operarem todos os equipamentos, manusearem os equipamentos, coletarem as amostras, saberem como se guarda as amostras e principalmente o ambiente a bordo. E eu posso garantir que ninguém no mundo faz isso", diz o oceanógrafo Danilo Calazans.
A reitora da instituição, Cleuza Dias, exaltou o uso da embarcação no ensino. "Queremos vivenciar essa experiência. Temos o compromisso de acompanhar os nossos estudantes na primeira saída", afirmou. 
Para os professores Luis Carlos Krug e Danilo Calazans, do Instituto de Oceanografia (IO) da FURG, que apresentaram o projeto à Reitoria e posteriormente ao MEC, o momento não poderia ser mais importante. Krug lembra que esse é o maior projeto que a universidade já comandou, pela abrangência e também pelos valores envolvidos, cerca de R$ 45 milhões entre os quatro navios. “E respondemos à altura”, afirmou, destacando o trabalho coletivo que permite a entrega do LEF ao mundo acadêmico e científico.
Conforme os professores, outro desafio começa agora, que é organizar a embarcação para as atividades de ensino no mar, cuidar da agenda entre universidades e da manutenção das embarcações. O MEC já destinou, este ano, R$ 10 milhões para o custeio do programa. “Temos que fazer valer o que a sociedade nos paga para formar novos profissionais”, dizem os docentes. O “Ciências do Mar I” será cadastrado junto às autoridades marítimas, para em seguida formar sua tripulação definitiva.

O LEF “Ciências do Mar”
Segundo o comandante do “Atlântico Sul”, Rafael Gautério da Silva, que acompanhou a primeira viagem do “Ciências do Mar I”, trata-se de uma boa embarcação, dentro da categoria e do objetivo ao qual se destina. “Se portou muito bem na viagem”, disse ele. O barco tem 32m de comprimento total (quatro a menos que o “Atlântico Sul”), é equipado com dois motores de 450 BHP de potência cada um, de fabricação nacional. Atinge velocidade máxima de 11,4 nós, podendo manter uma velocidade de cruzeiro de 10 nós, com grande economia de combustível.
Dispõe de dois laboratórios e instrumentos científicos, com receptores instalados em carenagens no fundo do casco, para pesquisas nas camadas submersas do oceano e o leito marinho. Possui cinco guinchos e um guindaste, de capacidades diferentes, destinados a lançar e recolher coletores de amostras e efetuar operações de pesca. Tem acomodações para 26 pessoas, entre alunos, professores e tripulantes.




Fonte: Site da Furg /G1 RS


Nenhum comentário:

Postar um comentário