segunda-feira, 27 de maio de 2013

Profissão

Profissional oceanógrafo

O oceanógrafo é um profissional de formação técnico-científica direcionada ao conhecimento e à previsão do comportamento dos oceanos e ambientes transicionais sob todos os seus aspectos, capacitado a atuar de forma transdisciplinar nas atividades de uso e exploração racional de recursos marinhos e costeiros renováveis e não renováveis. É um profissional de visão crítica e criativa para a identificação e resolução de problemas, com atuação empreendedora e abrangente no atendimento às demandas da sociedade.

Como profissão nova no Brasil, a Oceanografia ainda enfrenta problemas decorrentes de sua pouca divulgação, mas, em pouco tempo, deverá ocupar seu lugar de destaque no cenário nacional. O setor público, onde se situam muitas das principais Universidades do país, representa uma importante parcela do mercado de trabalho para o Oceanógrafo. Na iniciativa privada, a aquicultura e a pesca, ambas na área biológica, e a engenharia oceânica, na área física e geológica, são exemplos de setores que representam um grande potencial de emprego para Oceanógrafos.

Na Oceanografia Química, a solução de problemas relacionados à poluição ambiental em áreas costeiras é uma outra forma de ocupação para esses profissionais.

Na gestão ambiental também pode atuar o Oceanógrafo, e esta constitui-se no processo de articulação das ações dos diferentes agentes sociais que atuam em um dado espaço, visando garantir com base em princípios e diretrizes previamente acordados e definidos, a adequação dos meios de exploração dos recursos naturais, econômicos e sócio-culturais de acordo com a especificidade do meio ambiente. De forma análoga, o Oceanógrafo também pode trabalhar em projetos de conservação e proteção da biodiversidade, tal como o Projeto TAMAR e outros do gênero. Em 31 de julho de 2008 foi sancionada a Lei Federal N° 11.760/2008 que regulamenta o exercício da profissão de oceanógrafo no Brasil.


CAMPOS DE ATUAÇÃO


O amplo conteúdo curricular dos Cursos de Graduação de Oceanografia permite ao profissional Oceanógrafo atuar com competência e precisão em diversas áreas de análise ambiental. A existência de disciplinas básicas e profissionalizantes nas áreas de Física, Química, Geologia e Biologia atesta essa competência. Tal fato é reforçado pela carga horária prática que tais disciplinas têm nos cursos, geralmente uma hora de aula prática para cada hora de aula teórica. Além disso, na formação do Oceanógrafo, o freqüente contato direto com os ambientes naturais marinhos e costeiros o torna um profissional especialmente treinado para atividades de amostragem de parâmetros ambientais e biológicos e para resolução de problemas de ordem práticas. Veja alguns exemplos:



Fonte: IO/USP


Nenhum comentário:

Postar um comentário